Por exposição a ruído acima de 85 decibéis trabalhador deverá receber adicional de insalubridade. É do empregador o ônus de provar que entregou, e substituiu, os equipamentos de proteção individual (EPIs) eficazes e suficientes para a eliminação ou neutralização da insalubridade.
50 decibéis
Observa- se que 50 dB seria o nível de ruído tolerável para que o ambiente seja considerado silencioso. Os níveis de ruído para conforto acústico para diversos ambientes são definidos pela NBR ... Ela define que o ruído máximo permitido para uma jornada de oito horas de trabalho é de 85 dB.
A norma NBR 10152 tem o objetivo de estabelecer as condições mínimas para a aceitabilidade do ruído ou intensidade sonora - a sigla NBR quer dizer Norma Brasileira. Em outras palavras, ela regula os níveis de ruído para o conforto acústico em um determinado ambiente.
Das 22h às 7h o limite cai para 45 decibéis. Em zonas mistas, são permitidos até 65 decibéis (compatíveis com o latido forte de um cachorro) durante o dia e entre 45 e 55 decibéis das 22h às 7h.
Nível de Ruído em dB (Decibéis)
No exterior: 40 dB área residencial silenciosa; 70 dB zona de trânsito normal; 85 dB trânsito elevado; 90 dB conversas em grupo; 95 – 110 motociclos; 110 dB discotecas; 120 dB concertos.
Esta escala de níveis sonoros (em dB) classifica os sons ambientais en 4 categorias: até aos 80 dB (verde), não há qualquer risco para o ouvido, qualquer que seja o tempo de exposição; ... acima de 115 dB (castanho), os ruídos impulsivos (muio bréves) provocam imediatamente lesões irreversíveis.
75 dB Carro Ligado – é o volume médio dentro de um carro com motor ligado, vidros fechados e carros passando perto. 70 dB – Aspirador Moderado. 60 dB – Conversação alta. 50 dB – Conversação normal.
105 a 110 decibéis
A potência do fone de ouvido segue a mesma linha de raciocínio e quanto maior for, mais alto sairá o som. Além disso, a sensibilidade, medida em decibéis, aponta o volume que o fone pode alcançar. Entende-se que a partir de 85 dB já é alto suficiente pra afetar a audição.
É importante saber que, entre 80 e 90 decibéis, os efeitos demoram a surgir e se agravam com o passar dos anos conforme ficamos expostos a estes ruídos com frequência. Até 115db as consequências aparecem em menos tempo de exposição. Acima de 115db, os danos surgem imediatamente e de forma irreversível.
Para não prejudicar a audição, o ideal é limitar o tempo em que nos submetemos a atividades muito barulhentas. Por isso, o ideal é usar fones de ouvido no máximo uma hora por dia, segundo a OMS.
Dormir com fones de ouvidos comuns pode ser muito nocivo para sua saúde auditiva.
Infelizmente, esses aparelhos que ajudam a tornar a vida mais simples, podem causar algum problema auditivo se você não for cuidadoso. Os mais comuns são zumbidos no ouvido e perda auditiva induzida por ruído. Isso pode parecer apenas um alerta de um fonoaudiólogo para assustar você.
Os supra-auriculares são aqueles colocados sob a orelha, não tendo contato direto com o canal auditivo. Possuem uma vedação maior contra os sons externos e uma melhor qualidade de som que os anteriores. Já os circumaurais são os mais recomendados atualmente para a audição.
Melhores Fones de Ouvido de 2021
Quais são os tipos de fone de ouvido?
Shure Se535
O mais top: KZ ZS5 O modelo KZ ZS5 é considerado o melhor fone da marca. Ele possui 4 drivers em cada lado do fone de ouvido – 2 unidades dinâmicas e 2 armaduras equilibradas, fornecendo uma faixa de frequência mais ampla e detalhes de som mais abundantes.
Fone de ouvido barato: veja dez modelos por até R$ 200 para comprar em 2020
Fone de Ouvido JBL T110 Com um design impecável, é a escolha certa para quem preza pela melhor experiência em fone intra-auricular a cabo. Compacto e leve, o fone de ouvido JBL T110 é ótimo para o dia a dia.