Os principais exames que devem ser realizados na gravidez são:
Os exames do primeiro trimestre de gravidez devem ser feitos até a semana 13 de gestação e tem como objetivo avaliar a saúde da mulher e, assim, verificar se há risco da mãe passar alguma doença para o bebê....Exames do 1º trimestre de gestação
O primeiro ultrassom da gestação pode ser realizado já a partir da 5ª semana de gravidez, época em que já possível visualizar o saco gestacional, primeira estrutura identificável de uma gravidez. O saco gestacional costuma estar visível a partir de 4,5 semanas de gestação.
O pré-natal deve começar assim que a mulher descobre que está grávida. Estas consultas devem ser realizadas 1 vez por mês até as 28 semanas de gestação, de 15 em 15 dias das 28ª até a 36ª semana e semanalmente a partir da 37ª semana de gestação.
É a avaliação do médico obstetra, na qual são observados o desenvolvimento do feto e a saúde da mãe. Esse acompanhamento envolve o diagnóstico de eventuais enfermidades e a orientação correta à gestante. São registradas informações importantes para a saúde do bebê e da gestante.
Veja quais são os primeiros cuidados depois de fazer o teste e descobrir: “estou grávida!”.
Entre elas estão a realização inadequada do pré-natal, médicos não capacitados para fazer o acompanhamento e hospitais despreparados para atender os casos de gravidez de alto risco. Esse quadro gera as principais causas desses óbitos: hipertensão, hemorragias, infecções e abortos.
A realização do pré-natal representa papel fundamental na prevenção e/ou detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante.
O objeto começa ressaltando que a consulta de pré-natal tem por objetivo ações como avaliar a saúde da mulher e do feto e seu desenvolvimento, garantindo o bem-estar; identificar fatores de risco e encaminhar a gestante para níveis de referência de maior complexidade que assegurem tratamento precoce das condições ...
Sorologia para Rubéola: Exame pré-natal de muita importância serve para detectar a imunidade contra o vírus da rubéola. A rubéola quando desenvolvida durante a gestação pode trazer sérios riscos ao desenvolvimento do bebê.
Hemograma completo Detecta anemia e infecções. A mulher precisa estar em jejum de três horas. “Esse exame dever realizado mensalmente durante a gestação”, afirma o ginecologista e obstetra Marco Antônio Lenci, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
O diabetes gestacional é a intolerância aos carboidratos diagnosticada durante a gestação, com aumento do açúcar (glicose) no sangue. O nível normal do açúcar no sangue é de até 100 mg/dl em jejum e abaixo de 140 mg/dl, duas horas após uma refeição.
No tratamento do diabetes, o ideal é que a glicose fique entre 70 e 100mg/dL. A partir de 100mg/dL em jejum ou 140mg/dL duas horas após as refeições, considera-se hiperglicemia e, abaixo de 70mg/dL, hipoglicemia.
Segundo a empresa, o medidor de glicose G-Tech Free é a melhor solução para monitorar a glicose no sangue de forma simples, rápida e segura. Uma das principais características evidenciadas pela marca é a inexistência do sistema de codificação, o que garante maior precisão nos testes.
Um dos mais conhecidos, o Accu-Check Active, está na faixa de R$ 59,90, já com 10 tiras iniciais. Um kit com 50 tiras está na faixa de R$ 69,90.
O sensor dura até 14 dias e mede a glicose de forma contínua, armazenando os dados durante o dia e a noite⁵.
Sendo assim, o entendimento do Tribunal de Justiça de São Paulo é que o SUS deve custear Sensor Libre, desde que preenchidos dois requisitos, sendo estes: Comprovar por meio de relatório médico que o Sensor Libre é imprescindível para o tratamento. Demonstrar que não tem condições financeiras de custear o tratamento.