No dia 19 de fevereiro de 1972 os brasileiros puderam, pela primeira vez, acompanhar uma transmissão pública de TV a cores. O marco na história televisiva do país teve como palco a Festa da Uva, no Rio Grande do Sul.
Festa da Uva
A primeira transmissão foi o Concerto de Ano Novo em Viena em 1 de janeiro de 1969. Transmissões integralmente em cores desde 15 de janeiro de 1975. A ZBM era uma afiliada da rede norte-americana Columbia Broadcasting System. Atual Mianmar.
A primeira transmissão a cores aconteceu em 1972, na Festa da Uva de Caxias do Sul, pela TV Globo.
John Logie Baird
A Copa do Mundo do México foi transmitida ao vivo e a cores pela TV brasileira. A Seleção conquistou o tri e trouxe para a casa a Taça Jules Rimet.
1970
Brasil
- "O melhor futebol do mundo no barbante deles!". Foi assim que Fernando Solera narrou os gols contra a Itália na final de 70.
Final
12 gols
A final da Copa foi disputada pelas seleções brasileira e italiana, no Estádio Azteca. A partida foi vencida pelo Brasil, pelo placar de 4 a 1, com gols de Pelé, Gerson, Jairzinho e Carlos Alberto Torres, sagrando-se como a primeira tricampeã mundial de futebol.
Como o próprio Saldanha disse em entrevista a TV Cultura, e sabido conhecimento popular, ele teria sido retirado do comando da seleção por causa da sua negativa em selecionar jogadores que eram indicados pessoalmente pelo presidente Emílio Garrastazu Médici, durante a ditadura militar, em particular o atacante Dario ...
29 anos
Ele sofreu um estiramento na virilha ao chutar de pé esquerdo durante o empate por 0 a 0 com a Tchecoslováquia, no segundo jogo da Copa do Chile. Na ocasião, Garrincha assumiu a condição de protagonista e conduziu a Seleção Brasileira ao título. “Em 62, eu me machuquei, mas joguei. Pude voltar mais tarde.
A base do time que venceu os seis jogos que disputou no México era o Santos, com cinco escolhidos, três deles titulares: Carlos Alberto, Clodoaldo, Pelé, Joel Camargo e Edu. Cruzeiro (três, Piazza, Tostão e Fontana) e Botafogo (três, Jairzinho, Roberto e Paulo Cezar) eram as outras equipes com mais convocados.
20 de janeiro de 1983
Carreira futebolística. Nos clubes, jogou 614 vezes, marcando 245 gols pelo Botafogo e sua carreira profissional se prolongou de 1953 a 1972.
Foi justamente a partir de 1974 que Zico firmou-se como titular e consagrou-se como maior jogador da história do Flamengo. Segundo atleta que mais vestiu o Manto, atrás somente de seu companheiro Maestro Júnior (876 partidas), Zico fez 508 gols em 732 jogos pelo Flamengo, uma média de 0,69 gols por partida.
Depois do Botafogo, já apresentando problemas no joelho, jogou no Corinthians (1966), Portuguesa (1967), Atlético Júnior da Colômbia (1968), Flamengo (1968), Olaria (1972) e no time dos Milionários, entre 1974 e 1982. Garrincha teve 13 filhos de quatro relacionamentos.