Resumo sobre a abertura dos portos A abertura dos portos foi o fim do Pacto Colonial, ou seja, o fim do exclusivismo português sobre a economia brasileira e a comercialização de produtos europeus.
O termo "Abertura dos Portos" representa um ato realizado por Dom João VI cujo objetivo foi liberar os portos do Brasil para o comércio com nações amigas. Uma das princiapais nações consideradas "amigas" foi a Inglaterra, ocasionando assim, o fim do monopólio comercial que existia entre o Brasil Colonia e Portugal.
porque com a partir da abertura dos portos , significa quebra do pacto colonial onde no qual só Portugal podia vender produtos manufaturados para o brasil colônia caracterizando um monopólio ; com a quebra a Inglaterra e as nações amigas de Portugal podiam também vender produtos manufaturados para os colonos ...
Os comerciantes portugueses estavam descontentes pois haviam perdido o monopólio comercial, situação agravada pelos Tratados de 1810, assinados com os ingleses. ... A queda de Napoleão tornou mais evidente a decadência do reino português, que em nada fora beneficiado com a permanência da família real na América.
Em 1808 ainda não haviam descoberto todos os continentes, com isso eles acreditavam que existiam apenas um países e que o restante era tudo água. A intenção de Portugal não era o de descobrir novas terras, e sim de encontrar uma rota mais fácil para chegar até a Índia.
Resposta. Em 1808 a família imperial vinha para o Brasil para fugir do exército de Napoleão, a ajuda para essa fuga tinha sido feita pela Inglaterra, que em troca queria a abertura dos portos para os ingleses, o chamado abertura dos portos às Nações Amigas que pôs fim ao pacto colonial no Brasil.
Abre os portos do Brazil ao commercio directo estrangeiro com excepção dos generos estancados. Conde da Ponte, do meu Conselho, Governador e Capitão General da Capitania da Bahia.
A Impressão Régia do Rio de Janeiro foi criada pelo decreto de 13 de maio de 1808 para dar continuidade na nova sede do império português ao trabalho executado pela sua homônima lisboeta. Estava subordinada à Secretaria dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, então sob a responsabilidade de d. Rodrigo de Sousa Coutinho.
Resposta:o. objetivo foi que liberou os portos brasileiros as nações amigas. a carta ordenava que todas as mercadorias fossem adimitidas nas alfândegas do Brasil transportadas.
Resposta. As principais mudanças foram no estado do Rio de Janeiro, foram as pavimentações da rua, saneamento, criação do banco do Brasil e vinda de novos comércios.
Cite algumas mudanças ocorridas no rio de janeiro com a chegada da família real. ... Foram implantadas escolas, bibliotecas, teatro,a cida de do Rio de Janeiro foi urbanizada, abriram ruas e calça- mento, o comércio doméstico floresceu. No que tange a economia, a abertura, em 1808, dos por tos brasileiros às nações amigas.
Resposta: Oito naus,cinco fragatas,três brigues,e trinta navios mercantes,trazendo suas riquesas,documentos,bibliotecas,coleçoes de arte e tudo o que podiam transportar.