A soberania é inalienável e indivisível e deve ser exercida pela vontade geral, denominada por soberania popular. Interessante notar que o termo soberania popular pode ser visto na Constituição da República Federativa do Brasil, em seu art. 14, caput.
A soberania é originariamente da Nação (quanto à fonte do poder), mas, juridicamente, do Estado (quanto ao seu exercício). Se é certo que Nação e Estado são realidades distintas, uma sociológica e outra jurídica, certo também é que ambas compõem uma só personalidade no campo do Direito Público Internacional.
Em algumas interpretações acadêmicas o conceito soberania está relacionado ao simbólico, cidadãos nacionais e ao sentido de comunidade política, e, sobretudo, aos limites territoriais e identificadores de Estado-nação, onde o mundo é compartimentalizado em Estados soberanos.
O território é um importante conceito para os estudos geográficos e possui diferentes abordagens. O território é usualmente definido como uma área do espaço delimitada por fronteiras a partir de uma relação de posse ou propriedade, seja essa animal ou humana.
Seria, portanto, um processo de organização das múltiplas relações entre diversos atores presentes em um território, com vistas a elaborar uma visão territorial compartilhada, sustentada na identificação e valorização do capital territorial, indispensável para conseguir a coesão entre diferentes níveis ou escalas, ...
A Política Territorial se configura pelo conjunto de enfoques estratégicos, a médio e longo prazo, assim como pelas correspondentes formulações de atuação, dirigidas a intervir sobre o território, a fim de que assuma as formas que sejam adequadas ao conjunto dos interesses que controlam o poder político (SANCHEZ, 1992, ...
Políticas territoriais aqui são entendidas como o conjunto de ações do Estado que visam o investimento em infraestrutura e programas de desenvolvimento capazes de gerar mudanças sócioeconômicas importantes à escala local e regional, através da valorização, uso e aproveitamento de recursos naturais da região.
Resposta. Resposta: A busca pela organização da sociedade, o que nos remete ao período Grego, onde a Pólis segundo Platão surgia da hierarquização das funções e da vida cotidiana dos indivíduos em sociedade.
Podemos perceber a importância da formação da consciência política no jovem, pois esta contribui para a sua constituição de cidadania, onde o mesmo não deve buscar somente os seus direitos, mas também os deveres dentro da sociedade.
Resposta. Porque a filosofia é responsável pelas nossas escolhas,e na politica ela atua na parte das decisões do governo,ou seja, a filosofia ajuda a refletir mais nas decisões do governo e os governados, e a politica foi decisiva porque a filosofia ajuda a refletir melhor. Espero ter ajudado.
Verificado por especialistas. Os gregos e os romanos foram levados a "inventar" a política por causa do expansionismo de suas culturas e para a solução de problemas sociais que surgiram.
Roma adotava uma política expansionista por conta do seu modelo econômico, que era fortemente dependente da agricultura e, portanto, da conquista de novas terras e de novos continentes de escravizados.
O nascimento das cidades criou de fato condições para que houvesse a invenção da política pois basicamente as cidades precisavam ser coordenadas por alguém se não iria existir uma tamanha desorganização e anarquia .
Resposta. A política surgiu na Grécia Clássica, com o surgimento das cidades e todas as mudanças de estilo de vida( de nômades para sedentários) tornou-se necessário organizar as cidades e a maior atividade socioeconômica que era a agricultura.
A busca pela organização da sociedade, o que nos remete ao período Grego, onde a Pólis segundo Platão surgia da hierarquização das funções e da vida cotidiana dos indivíduos em sociedade.
Resposta. A democracia grega possuía duas características de grande importância para o futuro da filosofia. Em primeiro lugar, a democracia afirmava a igualdade de todos os homens adultos perante as leis e o direito de todos de participar diretamente do governo da cidade, da polis.
Resposta. Invenção da moeda – Os gregos aprenderam a a arte de negociar, não mais se efetuava a venda de uma mercadoria aceitando como pagamento a troca por mercadoria semelhante, o pagamento tornou-se monetário, ou seja, a moeda substituiu o poder de troca.