Qual era a funço do DASP? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Órgão previsto pela Constituição de 1937 e criado em 30 de julho de 1938, diretamente subordinado à Presidência da República, com o objetivo de aprofundar a reforma administrativa destinada a organizar e a racionalizar o serviço público no país, iniciada anos antes por Getúlio Vargas.
O que significa a sigla DASP?
Institui o Conselho Federal do Serviço Público Civil, diretamente e imediatamente subordinado ao Presidente da República. Constituição de 10.11.1937, Cria, junto à Presidência da República, o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP). ...
O que significa DASP e qual o objetivo desse órgão?
Resumo: O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) foi um órgão criado em 1938 pelo governo de Getúlio Vargas (1930-1945), com o objetivo de diminuir a ineficiência do funcionalismo público federal e reorganizar a administração pública.
Qual o papel do DASP na reforma burocrática?
O DASP foi um departamento primordial na execução dos objetivos do governo, organizando os orçamentos, classificando cargos do funcionalismo, introduzindo novos métodos e novas técnicas para os serviços burocráticos (universalizando procedimentos), organizando processos seletivos de funcionários por meio de concurso ( ...
Quando foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil?
Índice de Assuntos 93 4 Page 5 DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO DO SERVIÇO PÚBLICO (2C) Apresentação (2020) O Departamento Administrativo do Serviço Público – DASP foi criado pelo Decreto-Lei nº 579, de 30 de julho de 1938, em consonância à Constituição de 1937 que, no art.
Quando foi extinto o DASP?
Com o decreto nº 93.211, de 3 de setembro de 1986, o órgão é extinto e substituído pela Secretaria da Administração Pública da Presidência da República - SEDAP.
O que eram os órgãos do DASP e Dip criados Estado Novo?
O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) foi um órgão criado no Brasil em dezembro de 1939, por decreto do presidente Getúlio Vargas. O DIP serviu como instrumento de censura e propaganda do governo durante o Estado Novo.
O que foi o DIP no Estado Novo?
O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) foi um órgão criado no Brasil em dezembro de 1939, por decreto do presidente Getúlio Vargas. O DIP serviu como instrumento de censura e propaganda do governo durante o Estado Novo.
O que era a DIP é o DASP?
Ainda em 1940, o DIP teve seu poder ampliado com a instalação, em cada estado do país, de um Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda (DEIP), com suas mesmas atribuições. O poder do DIP começou a ruir com a proximidade do fim da guerra e a vitória dos aliados.
O que é uma administração pública patrimonialista?
Patrimonialismo é um termo utilizado para descrever a falta de distinção por parte dos líderes políticos entre o patrimônio público e o privado em um determinado governo de determinada sociedade.
O que é patrimonialismo e clientelismo?
Enquanto o patrimonialismo é o modo como se organiza a sociedade (em torno de famílias que detêm um grande patrimônio e são consagradas pela tradição), o clientelismo é a faceta política do patrimonialismo e se define por um modo de relacionamento entre o poderoso e os que dele Page 16 16 dependem, os seus clientes.