Sistemático, embasado, criterioso, preciso, objetivo. O texto científico deve estar alinhado com o método científico, e de acordo com a comunidade científica, precisa ser sistemático e embasado, a partir da implementação de um levantamento bibliográfico.
A linguagem científica é uma forma de linguagem caracterizada pela sua formalidade e uso de símbolos e termos de ciência. É utilizado para a transmissão de conhecimento especializado ou científico.
A linguagem científica utilizada é formal e composta por uso de símbolos e termos próprios da ciência. É usada com o intuito de transmitir conhecimento especializado, demostrando sempre confiabilidade nos dados e fontes. Cada área da ciência possui seus próprios termos, porém todos seguem a mesma linguagem formal.
A linguagem dá poder discursivo ao conhecimento científico, dando uma nova visão do não observável, gerando investigação científica, providenciando formas de argumentação, tornando assim possível a comunicação científica e consequentemente o desenvolvimento da Ciência.
o A linguagem objetiva busca eliminar todas as impressões pessoais e subjetivas que o observador possa ter, ou interpretações que ele possa dar acerca dos fatos. ... · Despreza da análise, impressões subjetivas do autor ou eventos não observados.
A linguagem em artigos científicos é impessoal, normalmente na terceira pessoa e deve ser o mais clara e objetiva possível para que se possa relatar com precisão e clareza os fatos a serem relatados no artigo.