“Surgiu no Brasil em 1901, por meio de imigrantes norteamericanos que trabalhanvam emempresas de energia elétrica, companhia telefônica e o própio Consulado Americano. No entanto, foi com a colônia japonesaque a prática do esporte se disseminou no país, principalmente em São Paulo, no paraná, Mato Grosso e Pará”.
Abner Doubleday
É um esporte que necessita de equipamentos específicos e de grandes espaços. Dificilmente temos os dois ao mesmo tempo no Brasil. Isso não afeta o futebol porque o povo adaptou seu esporte favorito às condições locais, tornando apenas a bola (improvisada ou não) indispensável.
O Críquete é um esporte praticado desde a época medieval (1566) e para jogar é preciso tacos e bolas. Lembra muito o Beisebol e mais ainda o “Taco”, esporte muito praticado por crianças no país inteiro.
O Beisebol é um esporte completo, que exige força, reflexos, agilidade, e velocidade. Alguns jogadores profissionais, com certeza poderiam ser velocistas, outros poderiam praticar outras formas de atletismo.
Deste modo, a liga mudou de nome para National League of Profissional Base Ball Clubs. Depois de 1901, a American League se declarou uma liga maior, que abrangeria os campeões da liga Americana e da Nacional.
A maioria dos campos de beisebol profissionais e do universitário tem postes à direita e à esquerda chamados foul pole. Estes postes estão na intersecção das foul lines nos respectivos términos das cercas. Além disso, uma bola rebatida que, em voo, toque o foul pole é uma bola em jogo e o rebatedor ganha o home run.
A dinâmica do jogo funciona da seguinte forma: o pintcher (lançador) deve arremessar (em três chances) a bola, passando pelo batedor (runner). Atrás deste fica o apanhador, da mesma equipe do arremessador, chamado de catcher. O rebatedor deve acertar a bola, jogando-a para longe, e correr para as bases.
O jogo deve ser disputado por duas equipes de 9 jogadores cada uma. As equipes alternam entre o ataque e a defesa. O objetivo é rebater uma bola que é lançada e precorrer as quatro bases que compõem o campo de beisebol. A alternância de um time entre o ataque e a defesa é chamada entrada.
Após percorrer a 1ª, 2ª, 3ª bases e o home plate, o corredor conquista uma corrida (completa) e anota 1 ponto para sua equipe (até que enfim!!). Sempre que um jogador tocar no home plate após percorrer todas as bases, ele completa esse ponto.
Um strike é marcado quando todos os pinos são derrubados no primeiro lançamento do frame. O strike é anotado com um (x) no canto esquerdo superior do quadrado correspondente ao frame em que todos os pinos foram derrubados. Conta-se para um strike dez pontos mais o número de pinos derrubados nas duas próximas bolas.
No beisebol, home run (denotado HR) é uma rebatida na qual o rebatedor é capaz de circular todas as bases, terminando na casa base e anotando uma corrida (junto com uma corrida anotada por cada corredor que já estava em base), com nenhum erro cometido pelo time defensivo na jogada que resultou no batedor-corredor ...
O arremesso válido é aquele que passa pela “zona de strike”, ou seja, uma área imaginária acima do home plate com 43 cm de largura e com altura que vai do joelho à axila do rebatedor.