A absorção destes íons cria um gradiente osmótico através da mucosa do intestino grosso, o que por sua vez, leva à absorção de água. Alterações nessa absorção podem resultar em distúrbios como a diarreia.
A principal função do intestino grosso é absorver a água ingerida e aquela proveniente de secreções digestivas, como por exemplo a saliva que se junta ao alimento durante sua passagem pelo tubo digestório. Além da absorção, o intestino grosso também é responsável pelo armazenamento e pela eliminação da massa fecal.
O duodeno tem função associada à mistura do quimo (alimento que passa por digestão no estômago) com a bile (produzida no fígado) e com o suco pancreático (secreção exócrina do pâncreas).
No intestino delgado, ocorre a maior parte da digestão e absorção dos nutrientes. Esse órgão divide-se em: duodeno, jejuno e íleo. O quimo ao chegar ao duodeno estimula os hormônios secretina e colecistocinina que atuam na secreção do suco pancreático pelo pâncreas e da bile pelo fígado, respectivamente.
Absorção nos intestinos delgados Uma vez que dividido os nutrientes são absorvidos pelas paredes internas do intestino delgado no córrego do sangue. Os nutrientes são tornados pequenos bastante de modo que possam passar, ou “seja transportado”, através das pilhas epiteliais do aparelho gastrointestinal.
O intestino delgado digere os carboidratos, aminoácidos e ácidos graxos, e absorve os componentes inorgânicos do alimento, como o potássio, sódio, cloretos, cálcio, ferro, fósforo, entre outros.
Durante o processo de digestão, ocorre a liberação de alguns hormônios também como a secretina, colecistoquinina e enterogastrona, cada uma com uma função especifica, para auxiliar no processo de digestão. E por fim ocorre a absorção de nutrientes, além de água e sais. Espero ter ajudado, bons estudos!
Resposta. As proteínas são digeridas principalmente no estômago, iniciando com a enzima pepsina que é a enzima responsável pela digestão de proteínas.
A digestão química é um processo que ocorre com a ação de enzimas. Ela inicia-se na boca com a ação da enzima amilase, que está presente na saliva e faz a digestão do amido. No estômago, ocorre a ação do suco gástrico, constituído por ácido clorídrico e pela enzima pepsina, que atua na digestão das proteínas.