Doenças do couro cabeludo: foliculite, pitiriase, alopecia... conheça as 5 mais comuns e saiba como tratar
Foliculite no couro cabeludo do homem: saiba como tratar essa doença de pele. A foliculite é caracterizada pelo surgimento de bolinhas vermelhas e inflamadas na região povoada por folículos pilosos, podendo aparecer em várias partes do corpo, inclusive no couro cabeludo - que, neste caso, é mais comum em homens.
Remédios caseiros para irritação no couro cabeludo
Além de organismos biológicos benéficos como Trichoderma (fungo), Pseudomonas (bactéria) e Bacillus pumilus (bactéria). Hastes com quebras não cicatrizadas podem ser infectadas com Botrytis cinerea. Isso causa necrose da haste afetando o resto da planta, privada de nutrientes e água.
O insumo pode ser encontrado em lojas de produtos para jardins. Para controlar as formigas, basta colocar talco na base das plantas. “Qualquer talco, o perfume não faz mal”, adianta. E, para pulgões e cochonilhas, a jardineira tem uma receita de detox que é tiro e queda.
O oídio é o nome da praga que parece como um pó branco nas folhas de variadas culturas, como pepino, abobrinha, pimentão, tomate, melão, melancia, uva, soja, feijão, eucalipto, caju, manga e também nos jardins. Causado por um fungo chamado Sphaerotheca fugilinea, tem aparência de pontos brancos.
Como preparar: Ferver um litro d'água com 20g a 25g de fumo de corda picado durante meia hora. O fumo deve ser bem forte. Coar em pano fino e juntar 4 litros de água limpa. Pode-se também colocar 100g de fumo em 4 litros de água e deixar de infusão durante a noite, usando na manhã seguinte.
Em volume igual para cada produto, misture um detergente neutro com óleo vegetal. No momento de utilizar o inseticida caseiro, é importante diluir em água a 2%. Se tiver um pulverizador de 20 litros, adicione 400 mililitros da solução em 19,6 litros de água. Aplique a mistura na fruteira.
Para retirar o fungo preto das folhas, faça aplicação de calda com 1% de óleo mineral ou vegetal, repetindo o procedimento com um intervalo de 10 dias.
Sintomas de clorose de ferro, ou amarelamento no citros, primeiramente aparece em folhas jovens. Sob deficiência severa, as folhas quase adquirem coloração branca, ficam atrofiadas e caem prematuramente. A cultura do limão é mais sensível à deficiência de ferro do que laranjas e toranjas.
Uma das principais pragas que atacam o limoeiro é o ácaro da ferrugem. Com capacidade para provocar danos econômicos em pomares, pode ser controlado com a aplicação de acaricidas específicos.
O decapante químico para metais ferrosos, garante remoção rápida e prática de ferrugem, principalmente em peças pequenas. O produto pode ser aplicado por imersão ou com ajuda de pincel. Depois, basta limpar a superfície para uso imediato ou aplicar um protetivo para evitar que a ferrugem volte.