Para entendermos isso precisamos saber que uma pessoa normal urina algo em torno de 250-300 ml cada vez que vai ao banheiro, e que a bexiga tem capacidade máxima de aproximadamente 400ml. “De maneira geral, com um consumo razoável de líquidos, urinamos 1500 a 2000 ml por dia (a cada 24h).
Ter vontade de fazer xixi justamente na hora de dormir pode ter causas muito simples, como o clássico beber muita água, bebidas com cafeína ou álcool antes de se deitar, ou até a idade (a produção de hormônio antidiurético diminui ao longo dos anos). Mas ela também pode ser o sintoma de algo mais grave.
Fazer xixi muitas vezes por dia pode decorrer de uma grande ingestão de líquidos, mas pode ser também sinal de um problema chamado "bexiga hiperativa", um tipo de incontinência urinária, ou seja, a perda involuntária de urina, por vários motivos.
A bexiga hiperativa costuma ser uma das principais causas por trás do problema, mas o médico urologista precisa afastar primeiro outros fatores que podem estar relacionados com a vontade excessiva de urinar, como: inflamações e infecções de urina, cálculos (pedras) no trato urinário, crescimento benigno da próstata ( ...
O que fazer: Para diminuir a frequência urinária, uma possibilidade é praticar atividades físicas, isso porque os exercícios ajudam a eliminar o excesso de líquidos acumulados no organismo. Além disso, é recomendado diminuir o consumo de bebidas com cafeína e de refrigerantes, principalmente.
Algumas das causas mais comuns da retenção urinária não obstrutiva são:
Os medicamentos, especialmente aqueles com efeitos anticolinérgicos, como os anti-histamínicos e alguns antidepressivos, podem causar retenção urinária em homens e mulheres.
Algumas pessoas conseguem reduzir seus sintomas de retenção urinária com mudanças em seu estilo de vida, na ingestão de alimentos e líquidos, no recondicionamento da bexiga, com os exercícios Kegel ou outros tipos de fisioterapia.