Os adeptos da dieta da sopa, durante o período de realização da dieta, consumem estes alimentos como ingredientes das sopas, o que pode estar de acordo com a recomendação de consumo para esse grupo alimentar que é de no mínimo 3 porções ao dia.
Modo de Preparo
Aproximadamente 1 tonelada, ou quase 3 quilos por dia – incluindo alimentos sólidos e líquidos. Para “pesar” toda essa comida, a gente contou com a ajuda da nutricionista Daniela Silveira, da Unifesp. As necessidades calóricas variam de acordo com o sexo, peso, altura, idade e atividade física de cada pessoa.
Pode-se dizer que o estômago médio comporta de 1 a 1,3 litro. Para os obesos, chega a 1,5 litro. É difícil calcular isso em gramas. Se for apenas líquido, cabe entre 1 e 1,3 quilo.
“Em termos de carne bovina, a gente fala em um consumo médio de 35 kg por pessoa, por ano, no Brasil. Daria para cada brasileiro comer 100 gramas por dia.
Não existe um peso ideal (300g, 400g, 500g). Depende da qualidade e da quantidade dos alimentos escolhidos, já que devemos combinar vários alimentos. Quando montarmos um prato, devemos dividi-lo em três partes: - 50% deve ser reservado para os alimentos reguladores: hortaliças A e B (verduras e legumes);
Em geral, estima-se que as pessoas em média comam cerca de 220 gramas de carne. Aqui é importante observar algo curioso: quanto maior for o evento, menor será o consumo individual. Ambientes mais intimistas tendem a ser mais convidativos para se comer mais. Nesse caso, pensar em até 150 gramas por pessoa é algo viável.
Carne moída (refogada/assada/cozida) – 120 gramas/pessoa. Carne moída (em recheios) – 80 gramas/pessoa.
Uma porção de carne vermelha deve ser do tamanho da palma da sua mão. Para uma pessoa de tamanho médio, um bife deste tamanho tem 100 gramas. “Objetive uma porção de proteína deste tamanho em cada refeição”.
- Se for servir vegetais, calcule 150 gramas por pessoa. - Calcule 30g de salada verde por pessoa. - Calcule 120g de massa por pessoa se for servi-la como acompanhamento. Se for servida como prato principal essa quantidade sobe para 200g.
Quer uma dica bem fácil para fazer isso? Pegue a receita que você escolheu preparar e veja quantas pessoas/porções ela serve. Agora, divida as frações dos ingredientes pelo número de pessoas indicado no rendimento: por exemplo, se a receita leva 800 g de carne e rende para quatro pessoas, isso dá 200 g para cada um.
Quando você for preparar um delicioso macarrão e precisar saber a quantidade necessária para não faltar ou sobrar, você só precisa fazer o cálculo de 80 a 100 gramas por pessoa. Atente-se ao tipo de massa que você irá usar e redobre a atenção se a massa for recheada, como ravioli.
O estimado é que uma pessoa consuma cerca de 70 g de carne moída por refeição. Logo, para atender dois pratos principais (almoço e janta), o ideal é levar em conta 140 g de carne por dia.
O ideal é calcular 400 gramas de carne por pessoa. Mas, esta quantidade pode variar de acordo com os acompanhamentos que você vai oferecer, bem como os tipos de carne.
Uma boa forma de quantificar a verba por pessoa é dividir o total disponível para comida e dividir pelo número de convidados. Essa noção lhe trará a segurança para saber que ingredientes podem ser utilizados, que marcas comprar, que pratos servir.
Para fazer um cálculo médio, uma boa dica é estimar cerca de 70 g de carne moída por pessoa por refeição. Ou seja, em um dia, será necessário preparar mais ou menos 280 g dessa carne para o consumo dos dois (lembrando que a carne rende bastante por conta dos temperos, molho de tomate e do caldo formado).
Cinco quilos no total. Essa é a quantidade de carne que o paulistano come em média por mês. É quase o dobro do que é recomendado pelo Ministério da Saúde”, explica a repórter Mônica Teixeira.
Veja abaixo lista de compras do mês básica para uma família de 4 pessoas:
O cálculo é muito simples. Para cada pessoa que garante comer 1 kg de carne, existem outros que se satisfazem com apenas 250 g. Portanto calcule 450g por pessoa (no caso de adultos) e 300g para cada criança (até 13 anos).