O estimado é que uma pessoa consuma cerca de 70 g de carne moída por refeição. Logo, para atender dois pratos principais (almoço e janta), o ideal é levar em conta 140 g de carne por dia.
De acordo com o Ministério da Saúde, o recomendável é ingerir entre 300 g e 500 g de carne vermelha por semana – no máximo, o equivalente a um bife pequeno por dia (71 g por dia). Segundo pesquisa publicada em 2016, mais de 80% da população brasileira come mais do que isso. Comer carne é importante.
Tipos de carnes de primeira
O Patinho Friboi tem um formato mais arredondado e está localizado na parte traseira do boi. Corte magro e com pouca gordura, essa carne é cheia de sabor e pode ser utilizada em bifes à milanesa e no preparo de carne moída crua, como o quibe e o steak tartar.
17 – Patinho: carne magra, com fibras macias, ideal para bife a milanesa, escalopes e carne moída, mas pode ser usada também em cozidos, ensopados e picadinhos.
O acém é apontado como uma carne de segunda, entretanto é considerado o maior e o mais macio dos cortes dianteiros do boi. Essa peça é considerada magra, que demanda bastante umidade e calor durante a preparação. É adequado para a preparação de ensopado, assados, picadinhos, bifes de panela ou preparado com molho.