No processo de eletrização por indução, a carga elétrica final do condutor que estava neutro sempre possui sinal oposto à do indutor. ... Quando uma nuvem está carregada eletricamente, ela induz na superfície terrestre cargas de sinais contrários, criando um campo elétrico entre a nuvem e a superfície.
Esse processo baseia-se principalmente no fenômeno da indução eletrostática. O fenômeno da eletrização consiste em conferir cargas elétricas a um corpo neutro através de um corpo carregado eletricamente. Isso pode ser feito a partir de três processos de eletrização, que são: por atrito, por contato e por indução.
Na eletrização por atrito e por contato, há obrigatoriamente a necessidade do contato físico entre os corpos. Na eletrização por indução isso já não é necessário e é por isso que esse processo recebe esse nome. Considere três condutores, um carregado eletricamente e ou outros dois neutros e encostados um no outro.
O eletroscópio funciona da seguinte maneira: aproxima-se um material eletrizado da esfera condutora. Pelo processo de indução, as cargas de mesmo sinal do material eletrizado são repelidas para as duas folhas metálicas. ... Hoje, instrumentos mais sensíveis à carga estão sendo utilizados: os eletrômetros.
Quando um corpo eletrizado positivamente ou negativamente se aproximar de um corpo neutro, as cargas opostas a carga do corpo carregado irão se concentrar no lado próximo ao mesmo, enquanto as cargas iguais irão se concentrar no lado mais distante.