Aroldo considerou apenas as estruturas de relevo, e como dito os modelos do tamanho para cada tipo de relvo era diferente do Saber. Ab'Saber por outro lado usando os novos padrões de tamanho, também levou em conta o clima, a hidrografia entre outros elementos.
São os elementos atmosféricos que variam no tempo e no espaço e que se configuram como o atributo básico para se definir o clima da região. Os principais elementos climáticos são: radiação, temperatura, pressão e umidade.
No território brasileiro ocorre uma grande diversidade climática, pois o país apresenta grande extensão territorial com diferenças de relevo, altitude e dinâmica das massas de ar e das correntes marítimas, todos esses fatores influenciam no clima de uma região.
No mundo existem vários tipos de climas que se diferem de acordo com a localização geográfica, são determinados principalmente pela inclinação solar, ou seja, o modo como os raios incidem na superfície terrestre. ... As médias anuais de temperatura e os índices pluviométricos variam em distintos pontos da Terra.
No Brasil há um predomínio de climas quentes porque o país está localizado em uma área de baixa latitude, próxima a linha do Equador, que é a região que mais recebe diretamente os raios solares durante todo o ano.