O que significa a sigla BVD? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Infecções com o vírus da diarreia viral bovina (BVD) são endêmicas na maioria dos países em todo o mundo, causando perdas econômicas significativas para a pecuária. Duas espécies do vírus causador podem ser identificadas (BVD tipo 1 e BVD tipo 2), sendo que as prevalências variam em todo o mundo.
Como tratar diarreia viral bovina?
A vacinação repetida é recomendada tanto para vacinas inativadas como atenuadas. Não existe tratamento para a Diarréia Viral Bovina.
Como diagnosticar BVD?
A BVD é uma doença causada por um Pestivirus e transmitida pelo contato direto ou indireto. O bovino apresenta uma variabilidade em seus sinais clínicos, podendo ter febre, diarréia, erosões bucais, falência reprodutiva, aborto até morte rápida do animal. O diagnóstico é baseado nos sinais clínicos e patológicos.
Em qual período da gestação que ocorrendo a infecção pelo Bvdv Desenvolvem-se animais persistentemente infectados por quê?
A principal fonte de infecção para outros animais são os animais persistentemente infectados (PI). Estes podem ser gerados quando fêmeas prenhes são infectadas entre os dias 40 e 120 de gestação, quando a infecção fetal resulta na produção de bezerros imunotolerantes.
Quais achados são importantes para suspeitar da infecção pelo BVDV?
Deve-se suspeitar de infecção pelo BVDV sempre que houver perdas embrionárias, abortos, malformações fetais, nascimento de animais fracos, morte perinatal.