Você decidiu marcar um terapeuta para tratar um eventual problema psicológico ou, de repente, pedir conselhos para lidar com algum tipo de dificuldade da vida. Agora, chegou a hora de ir à primeira sessão de terapia. Embora esteja animado para iniciar o processo, quando chega ao consultório e está prestes a começar a falar, um vazio toma conta de sua mente. É lógico que você entende a importância de conversar com o terapeuta, entretanto, não consegue. Então, aprenda agora a se abrir com ele, deixar livres os canais de comunicação e transpor as principais barreiras que impedem o progresso da terapia.
Psicólogo: quando é o momento de procurar ajuda deste profissional?
Jacques Lacan foi um psicanalista francês que criou a psicanálise lacaniana. Ele estudou Freud e uniu a sua abordagem à filosofia e linguística, tornando as ideias mais abertas.
Não se trata exatamente de uma das abordagens da psicologia, mas uma corrente filosófica que sustenta a análise psicológica conhecida como psicologia fenomenológica existencial. Seus principais teóricos são Husserl, Sartre, Kierkegaard e Martin Heidegger.
Isso quer dizer que os psicólogos que trabalham pautados nesta abordagem analisam tudo, ou seja, têm uma visão holística do paciente: postura, olhares e até mesmo dores e tensões no corpo. A análise bioenergética, portanto, parte da premissa de que há uma interligação entre corpo e mente, por isso, ambos são analisados e trabalhados.
Agora você poderá conhecer as principais abordagens e se aprofundar um pouco para ter clareza sobre como cada uma atua. Lembrando que para fazer uma escolha certeira vale a pena conversar com profissionais da área e não ter medo de experimentar até encontrar o psicólogo que melhor atende as suas necessidades.
Pode ser que no começo você fique mais nervoso ou acanhado, mas aos poucos isso deve melhorar e a relação psicólogo-paciente vai se fortalecer. Aproveite esse momento até para tirar dúvidas sobre como funcionam as sessões e o processo como um todo da terapia – essa é uma maneira de você se sentir mais confortável e seguro.
Veja também: Não esqueça a saúde mental | Entrementes
Freud é conhecido como o pai da psicanálise e idealizou a primeira escola vienense de psicoterapia. A sua abordagem relaciona os sofrimentos psíquicos e as emoções reprimidas do passado que não foram esquecidas.
Costuma ser um tratamento mais rápido e preciso. Com o tempo, as sessões auxiliam o paciente a quebrar o fluxo repetitivo de pensamentos e emoções para se ter mais autocontrole em relação às questões disfuncionais.
Não se preocupe muito em ficar planejando o que falar nas sessões, pois o psicólogo é responsável por conduzir a conversa. É importante se sentir confortável e, aos poucos, criar um laço de confiança com o profissional.
Segundo ele, quando o paciente relembra tais emoções e as traz para a consciência, os problemas são resolvidos. Entre os conceitos mais famosos da psicanálise freudiana, estão: ID, ego, superego, recalque, sublimação.
Esta linha teórica tem uma abordagem holística e analisa os aspectos físico, mental e espiritual de forma indivisível como indivisíveis e relacionados. O indivíduo, portanto, é trabalhado como uma totalidade, o que envolve suas falas, sentimentos e comportamentos.
Lacan, portanto, abre o que para Freud era muito pautado em pessoas e enredos específicos e considera um contexto de linguagem, voltado para a cultura. Além disso, a psicanálise lacaniana também fala sobre o desejo inconsciente.
Antes de qualquer coisa, é importante começar desconstruindo certas concepções que as pessoas ainda têm sobre o que significa procurar a ajuda de um psicólogo:
As sessões podem ser interrompidas a qualquer momento, no entanto, caso queira parar o tratamento, é importante refletir sobre as razões e também conversar com o profissional sobre as causas da desistência.
O psicólogo, por sua vez, irá aproveitar essa sessão inicial para se aprofundar nos motivos que te levaram até lá, avaliar suas necessidades e a viabilidade do tratamento acontecer.
É sobre entender que a forma de pensar e interpretar a realidade impacta nas emoções e estas, por sua vez, impactam os comportamentos. Assim, um dos principais objetivos da Terapia Cognitivo Comportamental é gerar mudanças em padrões de pensamentos automáticos e disfuncionais.
Além disso, há outro fator que influencia nos preços. Você está optando por realizar sessões presenciais ou online?
A Vittude é referência em psicologia e bem-estar emocional. Por meio da nossa plataforma você encontra psicólogos e psicólogas de diferentes abordagens e especialidades para agendar a sua sessão de terapia online.
Que absurdo 226 por uma sessão, em um mês vai a 954 reais. Se eu tivesse 954 reais para jogar fora, eu não teria problema nenhum. Melhor ir na casa de massagem uma vez por semana.
Um ponto importante da psicanálise é que costuma haver pouca interferência do psicólogo durante as sessões. Dessa forma, o paciente pode falar o que sente e pensa sem interrupções.
A terapia permite que o indivíduo possa dominar e administrar melhor os seus sentimentos. No tratamento terapêutico, o autoconhecimento é estimulado na identificação de falhas contínuas na vida da pessoa. Desse modo, ela fica mais preparada para lidar com ideias negativas e emoções adversas.
Fale com seu psicólogo e vocês podem identificar o que pode estar “bloqueando” o caminho e redirecionar seu tratamento. Muitas pessoas deixam a terapia para testar as coisas novas que aprenderam.
A decisão da alta Quando se recebe um paciente para psicoterapia, é necessário fazer uma cuidadosa avaliação, que permite uma compreensão do problema que o traz, assim como de seus recursos e motivação para o tratamento.
Diga que ouve vozes (com uma cara séria). Quando lhe perguntarem o motivo ou quando isso acontece, diga: “Toda vez que eu atendo o telefone”. 2. Quando for à sua primeira consulta diga que não possui problema algum e que seus amigos fadas e duendes até o aconselharam a nem ir nessa consulta.
O relatório psicológico deve conter, no mínimo, 5 (cinco) itens: identificação, descrição da demanda, procedimento, análise e conclusão.
Um bom psicólogo deve ter uma boa formação acadêmica, experiência relevante na área clínica, fazer análise ou psicoterapia pessoal e supervisão clínica na sua linha terapêutica. Psicólogo, você já pensou em procurar este profissional? Em algum momento da vida, todo indivíduo pode sentir-se sobrecarregado.