As organelas membranosas dividem o citoplasma, mas também formam uma complexa rede de comunicação e transporte denominada sistema vacuolar citoplasmático (SVC), que compreende o envoltório nuclear, o retículo endoplasmático, o complexo de Golgi e os vacúolos. ...
Organelas celulares
Organelas Membranosas São organelas maiores e complexas, geralmente desempenhando mais de uma função metabólica. Exemplos: retículo endoplasmático, complexo golgiense, mitocôndrias.
A membrana plasmática é a organela que envolve todas as células, mas existem outras também que são compostas por membranas, chamadas de organelas membranosas, que têm funções parecidas com os nossos órgãos internos nos processos celulares de digestão, quebra de proteínas, excreção, entre outros.
Mitocôndrias - são as organelas celulares responsáveis pela respiração celular, processo no qual as células conseguem produzir ATP por meio da oxidação de moléculas orgânicas. O ATP é a molécula que armazena energia para as principais atividades celulares.
Esses organoides apresentam alguma função de autodestruição celular? Sim. Temos os processos de autólise e apoptose. O processo de autólise é uma autodestruição celular que ocorre quando o lisossomo se quebra liberando enzimas no citoplasma, destruindo assim a existência da célula.
Nas células procarióticas, por exemplo, a única organela encontrada é o ribossomo, uma estrutura relacionada com a síntese proteica e que está presente em todos os tipos de célula.
O retículo endoplasmático é uma organela presente em todas as células eucarióticas. Apresenta-se como um grande labirinto de túbulos ramificados e vesículas intercomunicantes que se espalham pelo citoplasma da célula e ocupam uma grande área.
Dessa forma, o não-granuloso, também conhecido como retículo liso, tem a função de síntese de lipídeos e esteróides, além da eliminação de substâncias tóxicas ao organismo, principalmente em se tratando das células hepáticas.