Tecnicamente, você pode ter os fios em qualquer ordem que quiser, desde que ambas as extremidades sejam iguais. No entanto, cabos Ethernet possuem padrões para a seqüência da fiação, conhecido como T-568A e T-568B. A única diferença entre os dois é que os pares de fios laranja e verde são comutados.
Ou seja é muito importante a utilização de uma das Sequências que iremos colocar abaixo, lembrando que quando você decapar o Cabo de Rede, você irá se deparar com 4 pares, sendo eles: Par Verde, Par Laranja, Par Azul e Par Marrom. ...
Para o EIA 568A, a ordem das cores dos fios da esquerda para a direita é a seguinte:
Para longas distâncias em ambientes externos, as alternativas são um pouco diferentes. Quando há a opção do cabeamento, é recomendado usar a fibra óptica, já que cabos de rede normais (de par trançado) tem extensão máxima de cerca de 100m, enquanto um cabo de fibra óptica pode alcançar centenas de quilômetros.
WAN – Rede de Longa Distância A Wide Area Network, ou Rede de Longa Distância, vai um pouco além da MAN e consegue abranger uma área maior, como um país ou até mesmo um continente.
Redes podem ser classificadas quanto à área geográfica coberta. Permitem a interconexão de equipamentos dentro de uma área geográfica de alcance limitado. Ex: sala, andar de um prédio, prédio, conjunto concentrado de prédios. Operam a altas taxas de transmissão.
Local Area Network, ou rede local, é a configuração para redes instaladas em áreas menores, como casas e escritórios pequenos. Na porta LAN do roteador o usuário pode conectar computadores, notebooks e periféricos para permitir a distribuição e transmissão da conexão de Internet.