FINALIDADE DE USO / MODO DE USO DO PRODUTO Este reagente destina-se a demonstrar anticorpos (gamaglobulinas humanas) adsorvidos às hemácias humanas, quer “in vivo” (teste de coombs direto) quer “in vitro” (teste de coombs indireto).
A presença de aloanticorpos irregulares eritrocitários da classe G, na circulação materna, pode causar serias conseqüências ao neonato. A aloimunizacao pode ocorrer em diversas situações, consideradas de risco, como partos com incompatibilidade sanguínea, aborto, amniocentese, transfusões sanguínea, dentre outras.
O teste direto de antiglobulina é usado principalmente para determinar se uma anemia hemolítica (tipo de anemia causado por destruição das hemácias) é provocada por anticorpos ligados a elas. Isso pode ocorrer em anemias hemolíticas autoimunes, em que a pessoa produz anticorpos contra suas próprias hemácias.
Painel de Hemácias BSA. Suspensões individuais de células selecionadas com perfil antigênico conhecido, utilizadas para identificação de anticorpos irregulares. Acompanha diagrama com a fenotipagem das hemácias para os principais grupos sanguíneos.
PAINEL DE HEMÁCIAS BSA® pode ser utilizado nas seguintes situações: A. Para a identificação de anticorpos irregulares encontrados em: 1. Doadores de sangue; 2.
As anemias hemolíticas aloimunes são observadas em reações a transfusões de sangue, quando os anticorpos produzidos pelo doador reagem com os eritrócitos do receptor da transfusão. Os anticorpos do doador reconhecem as estruturas da membrana da hemácia – proteí- nas, carboidratos etc.
Ao receber o sangue de uma pessoa com sangue tipo B, esses anticorpos grudam nas hemácias do doador e fazem com que o sangue coagule. Os tipos sanguíneos estão relacionados a uma substância chamada antígeno – a classificação pelo grupo ABO, por exemplo, corresponde à presença ou ausência dos antígenos A e B.
Grupo A: pode doar sangue para indivíduos dos tipos A ou AB, pois conforme visto por você eles possuem o antígeno A nas membranas das suas hemácias e produzem naturalmente grandes quantidades anticorpos anti-B, caso haja o estímulo apropriado.
A tipagem do fator Du (ou "Rh fraco") era justificada quando os reagentes para a tipagem do fator Rh permitiam a expressão de resultados suspeitos em pacientes (algumas expressões Rh eventualmente não reagiam in vitro com alguns reagentes do mercado).
O fator Rh é um sistema de grupos sanguíneos, descoberto a partir do sangue do macaco Rhesus. Ele indica se o sangue é positivo ou negativo.
Quando a mulher tem sangue fator Rh negativo, ou seja, é A negativo, B negativo, AB negativo ou O negativo, os cuidados têm de ser redobrados ao engravidar. A primeira coisa a se descobrir é o fator Rh do sangue do marido. Se ele tiver Rh contrário, ou seja, for Rh positivo, o bebê tem 50 % de chance de ser como o pai.
Existem pessoas RhD positivo, negativo ou fracamente positivo (fator Du). Portanto quando o paciente apresenta fator Rh negativo ou duvidoso deve ser feito a confirmação através do fator Du. Caso apresente Du positivo e Rh negativo o paciente é tratado como RhD positivo ou RhD positivo fraco.
Grupos Sanguíneos: 1. Sistema ABO