Planograma é o desenho gráfico que orienta o posicionamento de um produto na gôndola, no PDV, na prateleira ou expositor, de acordo com seu sortimento ou gerenciamento por categoria. ... É a forma de comunicar a distribuição do sortimento a quem faz a reposição da loja.”
Para elaborar esse documento, é preciso tomar ações estratégicas baseadas no comportamento dos consumidores no interior da loja. ... O posicionamento nas gôndolas influencia as decisões de compra dos consumidores. Para orientar esse planejamento, a equipe de marketing cria uma representação gráfica chamada planograma.
Para criar um planograma em supermercado, é preciso levar em conta alguns fatores. Entre eles está a gestão de categorias da loja e o perfil de compra dos seus clientes. Além disso, é preciso levar em conta questões como estoque e a rentabilidade que aqueles produtos geram.
COMO EXECUTAR O PLANOGRAMA
Você sabe a importância do Gerenciamento de Categorias e do Planograma? ... Já o Planograma: É uma ferramenta de extrema importância que detalha minuciosamente o espaço que deve ser ocupado por cada item da categoria (frentes, profundidade e empilhamento), conforme seu estoque em gôndola, seu giro, importância e lucro.
Sazonal é um adjetivo que se refere ao que é temporário, ou seja, que é típico de determinada estação ou época. Estacional é sinônimo de sazonal e, como dito, consiste num período de tempo com começo, meio e fim, e que costuma regressar após um certo tempo.
O ponto extra se configura como um local de destaque dentro do ponto de venda, porém, em uma posição diferente da qual geralmente o produto é exposto, ou seja, fora da gôndola.
Na prática, a ruptura ocorre quando determinado produto, que deveria estar disponível ao consumidor, não está exposto ou não foi reposto.
Ruptura é a falta de um produto no momento da compra, tanto online quanto offline. ... A marca é substituída e corre riscos de perder a preferência em uma próxima compra. Afinal, o shopper pode acabar gostando da nova opção feita em substituição ao produto não encontrado.
A ruptura é considerada por muitos especialistas como a principal inimiga das vendas, sendo definida como a falta do produto na gôndola. Portanto, a partir do momento que o consumidor vai até sua loja para comprar um produto e ao chegar na prateleira se depara com ela vazia, está concretizada a ruptura.
É um conceito comum do meio varejista, que significa a falta de um produto no momento da compra pelo consumidor, ou seja, é o verdadeiro inimigo das vendas. Na prática, o consumidor fica insatisfeito, o lojista perde venda e, consequentemente, seu faturamento diminui.
“Ruptura”, segundo o dicionário Michaellis, significa “ação ou efeito de romper; quebra de relações sociais ou de compromissos; suspensão da continuidade de algo; corte; interrupção”. Ou seja, representa o fim, de maneira abrupta, de um ciclo que se desgastou.
Principais causas
Ação ou resultado de romper; separação ou desunião abrupta da totalidade; 2. Designação de abertura, fenda ou fresta; 3.