As proteínas são nutrientes essenciais e tem diversas funções necessárias em nosso organismo. Diversos tecidos humanos como ossos e músculos são feitos de proteína, são importantes para a imunidade e reações químicas do nosso organismo (anticorpos e enzimas são feitos de proteína).
As proteínas determinam a forma e a estrutura das células e coordenam quase todos os processos vitais. As funções das proteínas são específicas a cada uma delas e permitem às células manter sua integridade, defender-se de agentes externos, reparar danos, controlar e regular funções celulares, etc.
A proteínas são polímeros naturais que têm como unidades básicas os aminoácidos, que são substâncias orgânicas constituídas por um grupo amino e um grupo carboxílico. ... Cada tipo de alimento é constituído por um ou mais nutrientes, que são substâncias químicas que permitem o bom funcionamento de nosso organismo.
As proteínas são formadas por muitos aminoácidos, que estão unidos através de ligação, denominada peptídica. Assim, quando dois aminoácidos se combinam, temos um dipeptídeo e, quando há a união de três aminoácidos, um tripeptídeo. A união de muitos aminoácidos terá como produto um polipeptídeo.
Composição e estrutura Assim, todos os aminoácidos têm em comum um grupamento amina (NH2) e um grupamento carboxila ou ácido (COOH) ligados a um mesmo átomo de carbono, que, por sua vez, está ligado a um átomo de hidrogênio e a um radical (R) que varia de um aminoácido para outro.
As duas cadeias da dupla-hélice do DNA se separam e uma das cadeias separadas atua como molde para síntese do RNA. Em um cromossomo, em geral, ambas as cadeias do DNA podem ser usadas como molde, mas em um determinado gene, apenas uma das cadeias é a utilizada como molde e, para esse gene, será sempre essa cadeia.
E uma perda da estrutura tridimensional que seja suficiente para causar a perda de função é o que ganha o nome de desnaturação. Basicamente o estado desnaturado de uma proteína não vai necessariamente corresponder a um desenovelamento completo da estrutura proteica e uma randomização de conformação.
➔ Interações que direcionam o enovelamento das proteínas: ◆ Ponte iônica (ajuda a formar a proteína mas não é a mais importante, ela é extremamente forte, mas como o meio é aquoso a força que terá vai ser desprezível, só é importante em meio sólido ◆ A ponte de hidrogênio (hidrogênio agindo com o FON) mas tb não são as ...
13) O que garante o enovelamento correto da maioria das proteínas? As chaperonas. Que tem o papel de garantir o enovelamento correto.
O enovelamento de proteínas (em inglês: Protein Folding) é um processo químico em que a estrutura de uma proteína assume a sua configuração funcional. Todas as moléculas de proteínas são cadeias heterogéneas não ramificadas de aminoácidos.
Além do calor, a desnaturação pode vir a ocorrer por extremos de pH (alteram a carga líquida das proteínas globulares, causando repulsão eletrostática e ruptura de algumas pontes de hidrogênio), certos solventes orgânicos miscíveis como álcool e acetona, certos solutos como a uréia e cloreto de guanidina, ou por ...
A estabilização se dá pela presença das ligações de hidrogênio entre os grupamentos NH e CO da cadeia principal.