Os dentes de leite – dentes decíduos ou dentição temporária – são os primeiros dentes que nascem na carga dentária de um ser humano e de outros mamíferos. Esses dentes são compostos por estruturas um tanto semelhantes às presentes nos dentes permanentes, aqueles que nascem posteriormente e os substituem.
– Quando deve nascer o primeiro dente: os primeiros dentes normalmente são os incisivos inferiores, ou seja, os dentinhos da frente de baixo. Eles normalmente nascem aos 6 meses de vida. – Quantos dentes tem uma criança: normalmente o último dente de leite da criança nasce aos 2 anos.
Quais são as diferenças entre os dentes decíduos e os dentes permanentes? Os primeiros dentes são chamados de dentes decíduos, também conhecidos como dentes de leite. São visivelmente menores e mais brancos do que os dentes permanentes.
Geralmente, são 4 os dentes do siso, mas nem todas as pessoas os têm. Também conhecidos como os terceiros molares, são os últimos a nascer e geralmente são extraídos, para que não perturbem o alinhamento do restante dos dentes e maxilares. Os dentes do siso não têm, no fundo, qualquer função relevante na boca.
Nossa dentição apresenta quatro tipos principais de dentes:
Dentes
são os pré molares e os molares. Tem função de triturar e amassar os alimentos.
Quando o dente não nasceu, mas se encontra presente na gengiva, o dentista pode optar por colocar um aparelho ortodôntico para tracionar os dentes, abrindo espaço para que o dente permanente consiga se posicionar e nascer.
O ideal é colocar a contenção com até no máximo 1 semana para evitar a recidiva do tratamento.