As calçadas, quadras poliesportivas e até mesmo as lajes sofrem dilatação quando a temperatura aumenta e contração quando a temperatura diminui. Nesse processo de dilatação e contração podem acontecer fissuras que, no caso das lajes, acabam deixando a água passar quando ocorre chuva.
Quanto mais agitadas estiverem as moléculas de um determinado objeto, mais afastadas elas estarão entre si. O resultado disso é um aumento no tamanho do objeto, ou seja, quando aquecido, ele sofre uma dilatação. ... O aumento de temperatura provoca um afastamento das moléculas e um consequente aumento do tamanho do corpo.
A propriedade física que determina a facilidade ou a dificuldade de o material ter suas dimensões alteradas mediante uma variação de temperatura é chamada de coeficiente de dilatação térmica. Com o aumento da temperatura, as moléculas de um corpo passam a ocupar um espaço maior.
Dilatação é a mesma coisa de expandir (ou diminuir). Existem vários tipos de dilatação na física. Mas o conceito mais básico é o afastamento das moléculas ou contração das moléculas de um objeto qualquer através da temperatura. Tudo pode ser dilatado.
A redução do comprimento de um material quando sua temperatura diminui é denominada contração térmica.
A dilatação térmica dos sólidos ocorre quando um corpo tem sua temperatura aumentada. Assim, o grau de agitação de suas moléculas também aumenta, aumentando também a temperatura e, consequentemente, variando suas dimensões. Dilatação térmica é um fenômeno físico decorrente do aumento da temperatura de um corpo.
A dilatação volumétrica é caracterizada pelo aumento da dimensão das substâncias ao serem submetidas a um aumento de temperatura. A dilatação volumétrica ocorre quando um corpo, com dimensões de altura, largura e profundidade, é submetido a um aumento de temperatura.
Dilatação Linear ocorre em uma dimensão (comprimento). Dilatação Superficial ocorre em duas dimensões (comprimento x largura). Dilatação Volumétrica ocorre em três dimensões (comprimento x altura x largura).
Verdadeiro, o coeficiente de dilatação volumétrica é igual a 3 vezes o coeficiente de dilatação linear.