Como você pode perceber, as briófitas dependem da água para a reprodução, pois os anterozoides precisam dela para se deslocar e alcançar a oosfera. O musgo verde, clorofilado, constitui, como vimos, a fase denominada gametófito, considerada duradoura porque o musgo se mantém vivo após a produção de gametas.
Resposta. As briófitas produzem os gametas que realizam a fecundação apenas por meio da agua do ambiente, ou seja, sem agua as briófitas não se reproduzem. Após a fecundação o zigoto gera um esporófito que é temporario até surgir o gametófito que é quem produz os gametas para a próxima fecundação.
Meiose espórica ocorre no ciclo de vida de algas multicelulares e das plantas. O zigoto é diploide e origina um indivíduo diploide, no qual ocorre a meiose, cujo produto vai dar origem a esporos haploides. Estes vão originar indivíduos também haploides que, por mitose, formam gametas.
Nenhum musgo gera flores. Às vezes, ele forma pequenos talos com pontas alargadas que contêm esporos, com os quais se reproduz. Essas estruturas chamam-se esporângios. Para cobrir grandes espaços — como um quintal — com musgo, use uma mistura de pleurocárpicos e acrocárpicos.
Regra geral e Vital: Musgos gostam de muita umidade e de Sombra. Procure manter seu musgo em um lugar que não receba raios solares diretos, principalmente nas horas mais quentes do dia. Regue regularmente, de modo que o solo esteja sempre úmido porem não encharcado. Não deixe os mugos em lugares muito frios.
Basta usar uma pá para cavar. Tente pegar um pouco do solo onde ele está crescendo para ajudar a mantê-lo vivo e fazer o transplante mais fácil. Escolha um plano ideal. Musgo não é muito enjoado para cultivar, mas há algumas condições ideais sob as quais ele deve ser plantado.
“Enquanto uma precisa ser pulverizada diariamente, outra não precisa de água. Neste caso, é mais recomendado o uso do musgo desidratado”, alerta o paisagista. É preferível, então, a aplicação de musgos vivos em vasos e arranjos de plantas tropicais, que apreciam água assim como os pequeninos.