Estes são denominados sulcos e giros, respectivamente. Seu papel é aumentar a área de superfície e, consequentemente, o número de neurônios dentro do cérebro, permitindo maior processamento e habilidades cognitivas dentro dos hemisférios cerebrais.
O giro frontal superior ocupa cerca de um terço do lobo frontal. Ele se estende do giro reto, anteriormente, até o sulco pré-central, posteriormente, que o separa do giro pré-central. O giro frontal superior também se estende para a superfície medial do lobo frontal até ao sulco do cíngulo, que o separa do giro do cíngulo. Lateralmente, o giro frontal superior é delimitado pelo sulco frontal superior, que o separa do giro frontal médio.
Já o córtex motor primário, por sua vez, localiza-se no giro pré-central do lobo frontal e segue uma lógica semelhante. É responsável por executar as ações motoras e também contém um homúnculo, denominado homúnculo motor, que é dimensionado de acordo com a quantidade e a complexidade de movimentos realizadas por cada parte do corpo. Ele tem, por exemplo, uma língua e um polegar enormes comparados ao queixo ou cotovelo.
O cérebro humano é uma estrutura complexa composta por várias regiões e áreas que desempenham funções específicas no controle e na coordenação de diversas atividades e comportamentos. O córtex cerebral, a camada externa do cérebro, é responsável por processar informações sensoriais, coordenar movimentos voluntários e regular funções cognitivas superiores, como a memória, a atenção e o pensamento.
O lobo occipital se localiza na face dorsolateral do cérebro, ocupando uma área pequena. Apresenta giros e sulcos irregulares. Este lobo cerebral é o de menor crescimento durante o desenvolvimento, por isso fica recoberto pelos lobos vizinhos (frontal, temporal e parietal). Apresenta alguns sulcos e giros, dentre eles: sulco circular da ínsula, sulco central da ínsula, giros curtos e giro longo da ínsula.
O cérebro, também conhecido como prosencéfalo, é a maior parte do encéfalo e é derivado embriologicamente do telencéfalo. Consiste em dois hemisférios cerebrais (direito e esquerdo) separados por uma fissura longitudinal profunda que contém o corpo caloso. O cérebro é envolvido por membranas finas mas protetoras chamadas meninges, uma das quais (espaço subaracnóideo) é preenchida por líquido cefalorraquidiano (líquor). Aprenda mais sobre elas no artigo a seguir.
A terceira área visual, ou V3, fica adjacente ao aspecto anterior de V2 e também está localizada na área 18 de Brodmann. Essa área visual se comunica diretamente com o córtex visual secundário, e é funcionalmente importante no processamento visual do movimento, ao mesmo tempo em que conecta fluxos de processamento dos lobos parietal e temporal.
Uma última estrutura anatômica evidente em uma visão sagital do cérebro é o lobo límbico, que está envolvido na modulação das funções viscerais, hormonais e autonômicas, assim como nas emoções, no aprendizado e na memória. O nome lobo límbico é na verdade equivocado, pois é considerado uma região do cérebro e não um lobo propriamente dito. Localizado acima do corpo caloso, consiste nos giros subcaloso, cingulado e para-hipocampal, juntamente com a formação hipocampal (uma estrutura subcortical). Aprender todas as informações acima definitivamente não é fácil, mas estamos aqui para tornar o aprendizado o mais fácil e agradável possível. A seguir você encontra outra videoaula, desta vez sob a perspectiva medial, para compreender melhor a anatomia do cérebro.
Os sulcos do pneu são canais localizados no sentido tangencial da banda de rodagem e sua função principal é escoar a água para evitar aquaplanagem. Os desenhos também são responsáveis por garantir a aderência do pneu à pista.
A drenagem venosa do lobo frontal é realizada pela veia cerebral superior, que drena o sangue da porção superior do lobo e o drena para o seio sagital superior. Por outro lado, a porção inferior do lobo frontal é drenada pelas veias cerebrais inferiores, que drenam para as veias cerebrais médias ou para o seio transverso.
Vamos nos aprofundar um pouco mais em duas partes do cérebro humano. Como você já sabe, o córtex somatossensorial primário localiza-se no giro pós-central do lobo parietal. É responsável por reconhecer sensações: quando suas meias estão muito apertadas, por exemplo. Mas como ele faz isso? O córtex somatossensorial reconhece qual parte do corpo é a fonte da sensação através do homúnculo sensorial, que é uma representação na forma de um pequeno homem. No entanto, suas proporções são dimensionadas de acordo com a intensidade de sensação percebida por cada parte do corpo. Em outras palavras, o homúnculo sensorial tem mãos e lábios enormes, mas joelhos e cotovelos muito pequenos.
O giro occipital superior é o único giro claramente definido da face lateral do lobo occipital. É contínuo com a margem superomedial do cúneo, uma estrutura da face medial do lobo occipital. Superiormente, o giro occipital superior é delimitado pelo sulco parieto-occipital. Inferiormente, ele é separado do giro occipital médio pelo sulco intra-occipital, ou sulco occipital transverso.
O cérebro é um dos órgãos que compõem o sistema nervoso central, localizado dentro do esqueleto axial (cavidade craniana e canal vertebral). Assim, encéfalo e medula constituem o sistema nervoso central.
O giro pré–central direito comanda os músculos estriados esqueléticos do lado oposto. Há uma representação funcional do corpo no giro pré–central, quanto maior a função motora da parte do corpo, maior é a quantidade de neurônios no giro pré–central (Homúnculo motor de Penfild).
O giro pós–central é uma proeminente estrutural do lobo parietal do cérebro humano e uma importante ponto de referência macroscópico. Nele, se localiza o córtex somatossensorial primário, a principal área receptiva do sistema somatossensorial.
Assim como acontece com o giro reto, as funções dos giros orbitais ainda não são bem estabelecidas, no entanto acredita-se que esses giros possuam um papel na percepção dos odores.
Além do córtex cerebral há outras regiões importantes na regulação das funções motoras, como o cerebelo, os núcleos da base, o núcleo rubro e outros núcleos motores subcorticais.
É o responsável pela função motora principal do cérebro. O giro pós-central localiza-se no lobo parietal do cérebro. É o responsável pelo córtex da área receptiva do cérebro.
O sulco central é um sulco ou fissura no córtex cerebral no cérebro de alguns vertebrados. ... O sulco central é um acidente macroscópico evidente no cérebro, separando o lobo parietal do lobo frontal, e o córtex motor primário do córtex somestésico primário.
Sulco lateral (também chamado de fissura de Sylvius e fissura lateral) é uma das mais proeminentes estruturas do cérebro humano. Separa o lobo frontal e o lobo parietal do lobo temporal. Está em ambos os hemisférios do cérebro, sendo de comprimento maior no hemisfério esquerdo.
Lobo frontal (localizado a partir do sulco central para a frente) - Responsável pela elaboração do pensamento, planejamento, programação de necessidades individuais e emoção. Lobo Parietal (localizado a partir do sulco central para trás ) - Responsável pela sensação de dor, tato, gustação, temperatura, pressão.
Os pulmões são dois órgãos esponjosos localizados dentro da caixa torácica. O pulmão direito é dividido em 3 partes, conhecidas como lobos. O pulmão esquerdo possui 2 lobos. O pulmão esquerdo é menor, porque o coração está localizado desse lado do corpo.
A fina camada de células sobre a superfície do cérebro é o córtex cerebral. São os giros e sulcos que garantem a grande expansão da área da superfície do córtex cerebral durante o desenvolvimento fetal.
Lobo frontal Na região anterior ao giro (circunvolução) pré-central, existem dois sulcos que com sentido ântero-posterior, os sulcos frontais superior e inferior. Esses sulcos dividem esta região em giros (circunvoluções) frontais superiores, médios e inferiores.
Com aspecto bastante semelhante ao miolo de uma noz, o cérebro possui massa de tecido cinza-rósea com duas substâncias: a branca, na região centra, e a cinzenta, que é a que dá origem ao córtex cerebral.
→ Funções do cérebro O cérebro está relacionado com a inteligência, linguagem, consciência, memória, entre outros. Além disso, é capaz de processar informações dos sentidos juntamente a outras estruturas do encéfalo, iniciar movimentos e influenciar o comportamento emocional.