As briófitas apresentam como fase dominante do ciclo de vida, os gametófitos. Os esporófitos das briófitas permanecem ligados ao gametófito e são nutricionalmente dependentes deles.
adaptações das briófitas no ambiente terrestre: - para evitar a perda de água por evaporação , estas plantas desenvolveram um revestimento protetor sobre a epiderme chamado cutícula. - para se fixar no substrato, estas plantas desenvolveram estruturas chamadas de rizoides que desempenham esta função.
--> A principal novidade que as briófitas trazem em relação a evolução dos vegetais é o fato de possuírem gametângios e esporângios protegidos por células estéreis, diferentemente do que ocorre nas algas verdes que são os vegetais mais primitivos dentre todos.
Essas plantas são predominantes em locais úmidos e com pouca luz solar, ainda sim é possível encontrá-las em outras regiões. As briófitas são plantas originadas de algas e foram as primeiras a se desenvolver em locais terrestres durante o período geológico Siluriano. Isso ocorreu há mais de 420 milhões de anos.
Fixação ao solo e absorção de água e nutrientes minerais. Maior captação da luz solar. Elevação das folhas para melhor absorção de luz e conexão entre raízes e folhas. Condução de água, sais e outras substâncias através da planta.
Resposta: A conquista do ambiente terrestre pelas plantas foi um grande passo na evolução dos vegetais e também permitiu a vida dos animais terrestres. Na transição da vida aquática para a vida dos continentes, as plantas ficaram expostas às condições mais adversas.
A fotossíntese é, sem dúvidas, o processo mais importante que ocorre na Terra. Toda a vida no nosso Planeta depende desse processo. ... Assim a fotossíntese promove o “seqüestro do carbono” da atmosfera, enquanto que, durante a respiração da maioria dos organismos, ocorre o consumo e oxigênio e liberação de gás carbônico.
Os primeiros registros fósseis, no entanto, mostram que, há cerca de 500 milhões de anos, as plantas, no significado mais moderno de seres pluricelulares e eucariontes, apareceram no ambiente terrestre ainda no período Ordoviciano (aproximadamente 450 milhões de anos atrás).
Resposta. Surgimento da cutícula em volta de epiderme, para evitar a dessecação. Aparecimento dos estômatos para as trocas gasosas, raiz para a sustentação e absorção de nutrientes, tecidos vasculares para o transporte de seiva, tanto bruta como elaborada e esporos para a reprodução.
As plantas adaptam aos diversos climas para garantir sua sobrevivência, sobretudo em virtude de estruturas de suas folhas, caules e raízes que contribuem para tal adaptação. ... Os cactos absorvem muita água em poucos períodos de chuva e seu caule suculento contribui para adaptação a áreas de inverno rigoroso.
Resposta. Essas árvores conseguem sobreviver ao inverno sem perder as folhas; assim, a fotossíntese pode começar logo no início da primavera, sem que seja necessário esperar o crescimento de novas folhas. ... É um bioma que apresenta solos rasos com acúmulo de uma espessa camada de folhas e ramos mortos em decomposição.
Quem disse que no inverno não dá para colorir e perfumar a casa? Confira 9 flores que surgem nos meses mais frios do ano
30 plantas que adoram o inverno
Lista das melhores plantas para jardim de inverno
13 plantas resistentes ao sol para ter em seu jardim
10 flores fáceis de plantar para começar seu canteiro na...