EQST

O Que Era O Pretor Romano?

O que era o pretor romano?

Os pretores eram os magistrados que tratavam das questões jurídicas. Esses eram divididos em pretores urbanos, responsáveis pela justiça na cidade, e os pretores peregrinos, que tratavam da justiça no meio rural e entre os estrangeiros. ... Uma última magistratura criada em Roma foi a dos Tribunos da Plebe.

O que quer dizer a palavra pretor?

Significado de Pretor substantivo masculino Funcionário da justiça na Roma antiga.

O que era o édito do pretor?

O édito é uma figura legal que teve sua origem na Roma antiga, sendo especialmente importante o édito pretório, do qual era publicado pelo pretor no início do ano de seu mandato. Nestes éditos, os pretores deixavam públicos os negócios que tinham sua autoridade, além de como deviam funcionar sob sua jurisdição.

Qual é a função dos magistrados?

Dentro do sistema jurídico-constitucional vigente, deve a Magistratura desempenhar as seguintes funções básicas: solução de litígios, controle da constitucionalidade das leis, tutela dos direitos fundamentais e garante da preservação e desenvolvimento do Estado Constitucional e Democrático de Direito contemplado na ...

Quais os magistrados da República e suas funções?

OLÁ os magistrados eram: CÔNSULES: os cônsules comandavam o exercito ,administravam a cidade e presidiam o senado. PRETORES:eram responsáveis pela aplicação da justiça. QUESTORES: cuidavam da arrecadação dos impostos e das despesas públicas.

Quais eram as funções dos seguintes cargos da República Romana?

Pretor – tinha a função de administrar a Justiça. Edil - responsável por fiscalizar o comércio e conduzir a cidade. Censor – se encarregava de contar a população, fiscalizar os candidatos a edil e vigiar a conduta moral do povo romano. Questor – cobrava impostos e custodiava o patrimônio romano.

Quais as principais características das instituições políticas da República em Roma?

Era a principal instituição política da República Romana. Os senadores eram os responsáveis pela elaboração de projetos de lei. ... O Consulado era composto por dois cônsules escolhidos pelo Senado. - Pretores: eram os responsáveis pelo sistema judiciário da República.

Quais as principais características das instituições políticas do período?

As políticas institucionais eram caracterizadas por interesses restritos aos indivíduos que detinham maior poder aquisitivo e que partilham das decisões organizações da localidade. Em outras palavras, a elite beneficiava somente os interesses da elite.

Quais as principais características das instituições?

As principais características das instituições sociais são: liberdade de atuação; suprem necessidades das pessoas; cada uma cumpre a sua função social (razão de existir).

Quais foram os períodos que Roma foi governada?

A história de Roma é dividida em três períodos: Monarquia (753 – 509 a.C), República (509 – 27 a.C) e Império (27 a.C – 476 d.C).

Quem exercia o poder executivo em Roma durante o período republicano?

Os cônsules foram investidos com o poder executivo do estado e comandavam o governo republicano. Inicialmente, os cônsules tinham vastos poderes executivos e judiciais.

Quais os três tipos de assembleia que havia em Roma durante a República?

Leis eram aprovadas (e os magistrados, eleitos) pela Cúria (na assembleia das cúrias), tribos (na assembleia tribal) e centúrias (na assembleia das centúrias).

Quem fazia parte da Assembleia Curiata?

A cada ano, a Assembleia Curiata, formada somente por patrícios adultos, escolhia dois cônsules. Sendo o mais importante cargo das magistraturas, os cônsules tinham como funções primordiais a organização dos cultos públicos, o comando dos exércitos e a convocação do Senado.

Qual a função da Assembleia Curiatã?

A Assembleia Curiata (ou Assembleia das Cúrias) foi um organismo legislativo que existiu durante o período da Monarquia em Roma. ... Contavam com a participação popular (por meio da representação) e tinham dentre as suas principais funções a tarefa de votar matérias de lei e eleger o Rei de Roma.

Qual é a função da Assembleia Centuriata?

Ela tinha como principal função reunir os cidadão na forma de uma assembléia legislativa para propor e votar leis. Já a assembleia centuriata foi instituída por Sérvio Túlio e tinha também um aspecto legislativo mas que dessa vez reunia patrícios e plebeus, com uma forma mais popular de assembléia.

Como era formada a assembleia Curiata?

Durante o período do Reino de Roma, no tempo do rei Sérvio Túlio, a Assembleia das cúrias foi a única assembleia popular com real significado político. Foi organizada com base nos trinta cúrias (curiae) nos quais era o povo dividido, de forma que era a única assembleia na qual o povo estava representado.

Como era a estrutura administrativa na República Romana?

Cônsules: chefes da República, com mandato de um ano; eram os comandantes do exército e tinham atribuições jurídicas e religiosas. Senado: composto por 300 senadores, em geral patrícios. Eram eleitos pelos magistrados e seus membros eram vitalícios.

Como era o governo em Roma no período monárquico cite as instituições e como funcionavam?

As instituições da República Romana eram essencialmente comandadas pelos patrícios. ... À parte disso, as demais instituições eram ocupadas pelos patrícios e possuíam um funcionamento interconectado e teoricamente harmônico. Nesse contexto, havia os senadores, os magistrados e os comícios.

Como era o poder do rei na época da Roma monárquica?

O modelo político era a monarquia, ou seja, o poder era centralizado nas mãos do Rei, que detinha os poderes de chefe supremo, sacerdotais e judiciários. Existia um conselho que o ajudava em suas decisões.