Um corpo opaco quente (sólido ou fluido muito denso) produz um espectro contínuo, isto é, tem todos os comprimentos de onda. Um gás quente transparente (de baixa densidade) produz um espectro de linhas brilhantes (linhas de emissão). Nesse espectro apenas alguns comprimentos de onda estão presentes.
Os espectros de linhas são as substâncias em estado gasoso atômico, ou seja, em estado não molecular. Nesse tipo de espectro, a luz é irradiada a partir dos átomos que não estão atuando no meio. ... Os espectros atômicos são substâncias que quando aquecidas emitem luz a partir de um espectro discreto.
A existência de um espectro de linha favorece o modelo atômico de Bohr pois comprova que um elétron em um átomo pode ter somente certas quantidades específicas de energia, isto é, a energia de um elétron em um átomo é quantizada.
O espectro eletromagnético solar é contínuo, pois não apresenta interrupção entre as mudanças de cores. Os espectros dos elementos são descontínuos e servem para identificar cada um, pois um mesmo espectro nunca se repete para dois elementos diferentes.