Hoje em dia o termo animais de sangue quente foi substituído por animais endotérmicos e o termo animais de sangue frio substituído por animais ectotérmicos. Então agora dizemos que as aves e os mamíferos são animais endotérmicos, e os répteis, anfíbios, alguns peixes e invertebrados são animais ectotérmicos.
As aves são animais homeotérmicos capazes de regular a temperatura do corpo independente da temperatura do ambiente, graças a um centro termorregulador localizado no sistema nervoso central. ... Nos pés das aves há um mecanismo de contracorrente sanguínea que impede que elas percam calor por essas estruturas.
Um dos métodos da termorregulação é a dilatação dos vasos sanguíneos cutâneos para que haja um remanejamento do débito cardíaco para a periferia. Desta forma, devido ao fluxo sanguíneo, há um aumento da temperatura cutânea permitindo assim que o calor seja eliminado por radiação e convecção para o ambiente.
No hipotálamo situa-se o sistema de controle central, que regula a temperatura do corpo ao integrar os impulsos térmicos provenientes de quase todos os tecidos do organismo, e não apenas em relação à temperatura central do organismo, o que tem sido considerado como temperatura corporal média.
A termorregulação ineficaz é uma preocupação constante dos enfermeiros que trabalham com clientes internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). A escolha do tema se dá a partir do desconhecimento sobre a literatura profissional referente às melhores práticas de enfermagem.
Para Carpenito (1998, p. 107) a Síndrome do Desuso é o “estado em que o indivíduo está em risco de deterioração dos sistemas orgânicos ou de alteração no funcionamento, resultante de inatividade músculo- esquelética prescrita ou inevitável”.
- identificar junto ao cliente as atividades que provoquem dor. - oferecer assistência de maneira calma e eficiente de modo a reconfortar o cliente até que o desconforto desapareça. - prover um ambiente confortável e silencioso para o cliente/família. - ajudar o paciente a identificar seus próprios fatores de risco.