EQST

O Que Ntrons?

O que é íntrons?

Os Introns são as seqüências de nucleotide no ADN e no RNA que não codificam directamente para proteínas, e são removidos durante a fase do RNA de mensageiro do precursor (pre-mRNA) da maturação do mRNA pela emenda do RNA.

O que não é função dos íntrons?

Já as sequências que separam os éxons são chamadas de íntrons. Por isso mesmo, por muito tempo acreditou-se que os íntrons eram, na verdade, DNA “lixo”, que não tinha função alguma na célula e que estavam ali apenas ocupando espaço.

Qual a importância da parte não codificante do DNA?

Regulação da expressão gênica Algumas sequências de ADN não codificante determinam os níveis de expressão de vários genes, tanto aqueles que são transcritos em proteínas quanto aqueles que estão envolvidos na regulação gênica.

O que é RNA mensageiro e qual é sua função?

O RNA mensageiro (RNAm) é o responsável por levar a informação do DNA do núcleo até o citoplasma, onde a proteína será produzida.

O que são regiões codificantes e não codificantes do DNA?

As sequências codificantes são chamadas de éxons. Elas são intercaladas por regiões não codificantes, chamadas de íntrons, que são inicialmente transcritas em RNA no núcleo, mas não estão presentes no mRNA final no citoplasma, não sendo representada no produto protéico final.

O que é região não codificante?

As regiões não-codificantes que possuem função regulatória se localizam no início e no fim da parte que é transcrita (extremidades do mRNA). Essas regiões são importantes para que o processo de tradução possa acontecer de modo correto.

O que é codificantes?

Significado de dna codificante: Dna codificante é o dna que é transcrito em rna para formação de prote...

O que são regiões não Codantes?

Algumas regiões não-codantes, embora não codifiquem proteínas, conseguem ser transcritas em RNAs que regulam a expressão de outros genes, impedindo que se traduzam em proteínas ou outros mecanismos mais sofisticados.

O que é região codificadora?

Região codificadora: contém a informação para o produto do gene (geralmente uma proteína). Regiões regulatórias: contém sequências reconhecidas e ligadas por proteínas que determinam a transcrição e influenciam a quantidade de RNA transcrito. Os genes podem ser expressos sob diferentes taxas.

O que é um gene e por quais regiões é composto?

O gene é um segmento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), responsável pelas características herdadas geneticamente. Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA que contém um código (instruções) para produzir uma proteína que desempenha uma função específica no corpo.

Qual a diferença entre um Exon é um Intron?

Os éxons são seqüências de bases transcritas e traduzidas, enquanto os íntrons são seqüências transcritas e não traduzidas (ver esquema a seguir). Assim, nesses organismos, as partes traduzidas do gene é que correspondem à informação genética que realmente codifica a seqüência de aminoácidos da proteína.

O que é um RNA maduro?

O RNA transcrito primário recém-sintetizado no núcleo deve passar por modificações (splicing ou processamento do RNA) até ser transformado em RNA maduro.

O que é um operon bacteriano?

Em bactérias, genes relacionados são frequentemente encontrados agrupados no cromossomo, do qual podem ser transcritos por um promotor (sítio de ligação da RNA polimerase) como uma unidade. Esse conjunto de genes sob o controle de um único promotor é conhecido como operon.

Como funciona o Operon?

O operon é definido como um conjunto de genes estruturais organizados em sequência e sob o controle de um único promotor. A polimerase do RNA transcreve, a partir do promotor comum, todos os genes estruturais em uma única molécula de RNA policistrônico, a qual é traduzida nas proteínas codificadas pelos genes.

O que é um MRNA Policistrônico?

O RNAm do operon lac é dito policistrônico ou poligênico pois possui informação para codificar as 3 proteínas: beta-galactosidase, permease e transacetilase (rever figura acima). Depois da descoberta destes 3 genes, descobriu-se um mutante que possuia os genes para expressar as 3 proteínas, mas não o fazia.

Qual é a função do promotor de um gene?

Em genética, um promotor é uma região do DNA que inicia a transcrição de um determinado gene. Os promotores estão localizados perto do sítio de início da transcrição de genes, na mesma fita e a montante no DNA (para 5' da fita código).

O que é repressor?

Significado de Repressor adjetivo Que causa repressão; que pode reprimir (repreender).

Onde encontramos o operon Lac qual a função nos Micro-organismos?

O operon lac ou operão lac é um operon (operão) requerido para o transporte e o metabolismo da lactose em Escherichia coli e outras bactérias entéricas. O operon lac é regulador por diversos fatores, em particular na disponibilidade de glicose e lactose no meio extracelular.

Onde encontramos o operon Lac?

O operon lac da E. coli contém genes envolvidos no metabolismo da lactose. Ele é expresso somente quando a lactose está presente e a glicose ausente. Dois reguladores "ligam" e "desligam" o operon em resposta aos níveis de lactose e glicose: o repressor lac e a proteína ativadora de catabólito (CAP).

Em que influencia uma mutação no repressor?

b) Mutação em lac I (gene regulador ou repressor), impedindo a sua transcrição. Resposta: Ocorrerá a produção contínua das enzimas de metabolização da, pois a proteína reguladora não será produzida. c) Mutação no promotor impedindo o acoplamento da RNA polimerase.

Como os fatores de transcrição funcionam?

Fatores de transcrição são proteínas que ajudam a transformar genes específicos em "ligados" ou "desligados" através da conexão a um DNA próximo. Fatores de transcrição que são ativadores impulsionam a transcrição de um gene. Os repressores reduzem a transcrição.

O que é um Acentuador como ele afeta a transcrição de genes distantes?

Um terceiro elemento dos genes eucariontes, denominado de enhancer ou acentuador, atua como modulador da transcrição e se situa, em geral, muito distante da região que será transcrita.

O que é uma sequência promotora e qual o seu papel na transcrição?

Os promotores são seqüências de DNA específicas importantes para o início da transcrição. Tais seqüências são reconhecidas por algumas proteínas específicas, chamadas de fatores de transcrição, que trazem a RNA polimerase para realizar a montagem dos RNAs.