Óxidos são substâncias inorgânicas binárias que apresentam o oxigênio como elemento mais eletronegativo. ... Óxido é uma substância inorgânica binária (formada por dois elementos químicos diferentes) em que um dos elementos é o oxigênio (sigla O), que é o elemento mais eletronegativo e apresenta NOX igual a -2.
Os óxidos são compostos binários (constituído de dois elementos químicos), onde os átomos de oxigênio são ligados a outros elementos. ... Alguns exemplos de óxidos são: a ferrugem (óxido de ferro III), a água oxigenada (peróxido de hidrogênio), o cal (óxido de cálcio) e gás carbônico (dióxido de carbono).
Os óxidos básicos são compostos de caráter iônico que ao reagirem com água formam uma base; e ao reagirem com um ácido originam sal e água. Os óxidos básicos são aqueles que ao reagirem com a água dão origem a bases. ... Por exemplo, temos o óxido de sódio (Na2O), que é um óxido básico.
Os óxidos anfóteros são óxidos que em determinados momentos comportam-se como óxidos ácidos e, em outros, como óxidos básicos. ... Os óxidos anfóteros só reagem com ácidos ou bases fortes. Veja um exemplo: o alvaiade, um pó branco usado pelos palhaços para deixar o rosto bem branco, é o óxido de zinco, um óxido anfótero.
Os óxidos duplos ou mistos resultam da combinação de dois óxidos de um mesmo elemento. Os óxidos duplos ou mistos são aqueles que se comportam como se fossem formados por dois óxidos de um mesmo elemento químico. Por exemplo, o Fe3O4 é formado pelos óxidos de ferro FeO e Fe2O3.
Não podemos confundir um superóxido com um peróxido ou um óxido, mesmo que esses dois compostos binários apresentem elementos das mesmas famílias ligados ao oxigênio. ... A diferença está no NOX que o oxigênio apresenta nessas três substâncias. Em um óxido, o NOX é sempre -2, e, nos peróxidos, o NOX é sempre -1.
No exemplo da molécula de água, H2O, significa que cada molécula de água é constituída por 2 átomos de hidrogénio e 1 átomo de oxigênio.