Vimos também que a única condição de equilíbrio de um ponto material se baseia na primeira lei de Newton, que pode ser expressa assim: um ponto material está em equilíbrio se a força resultante que atua sobre ele for igual a zero, ou seja, só há equilíbrio de um ponto material se FR = 0.
Um corpo está em equilíbrio quando a somatória de todas as forças que atuam sobre ele for nula, ou seja, igual a zero. De acordo com a Primeira Lei de Newton, quando a resultante das forças que atuam sobre um corpo é nula, o corpo permanece em seu estado de repouso ou em movimento retilíneo uniforme.
Equilíbrio estático é a condição em que a resultante das forças e a soma dos momentos das forças, ou torques, são nulas. Quando na situação de equilíbrio estático, os corpos encontram-se em repouso.
Mesmo em movimento, um corpo pode estar em equilíbrio; nesse caso, dizemos que o seu equilíbrio é dinâmico, pois a sua aceleração é igual a zero. Dessa forma, quando a aceleração de um corpo é nula, ele se encontra em equilíbrio.
A tontura, ou perturbação do equilíbrio corporal, é um sintoma muito comum no dia a dia das pessoas. Assim como, geralmente a tontura é associada à problemas no ouvido interno (labirinto), que, por sua vez, é afetado por algumas doenças ou pela variada quantidade de medicação ingerida.
Em geral, a fase aguda pode durar minutos ou horas, mas os sintomas podem permanecer até por dias. Tontura sempre é sinal de labirintite? Não. A tontura é um dos sinais clássicos da labirintite, mas também é um sintoma comum de diversas doenças.
A tontura na gravidez é um sintoma muito comum que pode surgir desde a primeira semana de gestação e ser recorrente ao longo de toda a gravidez ou acontecer apenas nos últimos meses e normalmente está relacionada com a diminuição da pressão arterial devido ao peso do útero sobre os vasos sanguíneos.
O aumento dos hormônios no corpo, por exemplo, está por trás das vertigens sentidas pela grávida, bem como a queda dos níveis de glicose, da própria pressão arterial e também a pressão que o útero faz nos vasos sanguíneos, no fim da gravidez.
10 incômodos comuns no fim da gravidez
Apesar da sensação de cansaço semelhante ao início da gestação, é comum haver dificuldade para dormir e até mesmo insônia na reta final da gravidez. Com a barriga muito grande, é difícil achar uma posição confortável para repousar, além da ansiedade que deixa a mamãe bastante inquieta.