Tabela de Decomposição
Entre os materiais, o papel é o que se decompõe mais rápido. Ele leva de 3 a 6 meses para desaparecer do ambiente.
Plásticos tradicionais levam até 200 anos para se decompor A principal razão é que a natureza ainda não sabe como se livrar dele. ... O material produz gases tóxicos ao ser queimado e tem reciclagem complicada, porque não se pode misturar diferentes tipos de plástico.
600 anos
Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, resíduos de plástico levam mais de 400 anos para se decompor....Tempo de decomposição do plástico
Sua História. O primeiro plástico sintético foi desenvolvido no início do século XX, e registrou um desenvolvimento acelerado a partir de 1920. Este material, relativamente novo se comparado a outros como o vidro e o papel, passou a estar presente em grande parte dos nossos utensílios.
O material era usado, por exemplo, para substituir o marfim na produção de bolas de bilhar, mas a verdadeira revolução viria em 1907, quando o químico belga, naturalizado americano, Leo Baekeland (1863-1944) criou o primeiro plástico totalmente sintético e comercialmente viável, o Bakelite.
Em 1907, Leo Baekeland criou a baquelite, primeiro polímero realmente sintético, podendo ser considerado, portanto, o primeiro plástico. Era resultado da reação entre fenol e formaldeído. Tornou-se útil pela sua dureza, resistência ao calor e à eletricidade.
Início da produção de material plástico no Brasil Em 1949 foi inaugurada a primeira fábrica de poliestireno, a Bakon S.A, em São Paulo. A comercialização de poliestireno foi de alto impacto e, no início dos anos 60, Lambert desenvolveu o processo para moldagem de poliestireno expandido.
Com a finalidade de substituir outros materiais que já estavam se tornando escassos na natureza, ou inviabilizavam a produção em escala industrial, o plástico apareceu como uma alternativa para as invenções e logo se mostrou indispensável para a evolução de qualquer segmento.