1. Tubarões não têm um único osso em seus corpos. Em vez disso, eles possuem um esqueleto de cartilagem; o mesmo tipo de tecido resistente e flexível que compõe os ouvidos e narizes humanos.
Os tubarões pertencem à classe dos Chondrichthyes, formada por peixes que possuem esqueleto cartilaginoso, mais leve e flexível que o ósseo.
Tanto para o ecossistema como para o ser humano, os tubarões são de grande importância. Por serem grandes predadores, estão no topo da cadeia alimentar e contribuem para o controle e a saúde das populações das espécies que são suas presas. Além disso, muitas vezes se alimentam de bichos doentes e velhos.
Se você tem medo de tubarões, bem, este site está aqui para convencê-lo de que são as orcas que você deveria evitar. Elas estão entre os assassinos mais ferozes do oceano, destruindo tubarões-tigre, focas, baleias-de-bico e provavelmente um dos predadores mais infames que existem, o grande tubarão-branco.
Dieta. As orcas são predadores que ficam no topo da cadeia alimentar. Tirando os humanos da conta, nenhum outro animal caça as baleias-assassinas. Já elas se alimentam de pássaros, lulas, polvos, tartarugas-marinhas, tubarões, arraias, peixes em geral e mamíferos que se aventuram no mar, como focas e dugongos.
orcas
Os golfinhos são mamíferos aquáticos da ordem Cetacea (mesma das baleias) e da família Delphinidae. Esta é a maior família da ordem, com 37 espécies conhecidas, vivendo perfeitamente adaptadas às águas.
O melão é uma estrutura composta de lipídios especializados que podem ser moldados para focalizar o feixe sonoro de várias maneiras. Então, os tubarões não temem os golfinhos quando os vêem, mas são expulsos por eles usando pulsos sonoros destinados a áreas sensíveis.
Dos outros animais marinhos, vale ressaltar a rapidez de golfinhos e tubarões. Entre os primeiros, o campeão em velocidade é a orca (Orcinus orca), com 55 km/h. Já no grupo dos tubarões, o mako-cavala (Isurus oxyrinchus) é o mais rápido, com 50 km/h.
Mas o tubarão-branco não é o campeão de agressividade, título conferido pela natureza ao seu primo tubarão cabeça-chata. E quem acompanha navios é o tubarão azul: ele e o galha branca, que também nada em alto-mar, são o terror dos náufragos.
Conhecida como a “capital mundial dos ataques de tubarão”, a praia na costa da Flórida em New Smyrna registra uma média de 20 ataques de tubarões todos os anos. Apesar da fama, a praia atrai milhares de banhistas e surfistas que encaram o perigo de perto.