165 kcal
Existem 35 calorias em Castanhas de Caju (6 g).
Uma porção (seis nozes) de castanha do Brasil contém 190 calorias, 19 g de gordura e 4 g de proteínas.
Uma castanha tem, em média, 15 gramas, segundo o livro "Pesos e Porções de Alimentos". A nutricionista avança que o miolo deste fruto amiláceo tem cerca de 194 calorias por 100 gramas, o que significa que uma unidade terá cerca de 29 calorias.
Bem Estar | Cada castanha do Pará tem 30 calorias | Globoplay.
Valores Nutricionais
Macadâmia. É a mais calórica de todas, e a mais rica em gorduras monoinsaturadas, como as que existem no azeite de oliva, que tem propriedades anti-inflamatórias e ajudam a reduzir o colesterol ruim.
Em cem gramas de castanha do caju, 48 são pura gordura. Depois vem o amendoim, a amêndoa, a avelã, as nozes, a castanha do Pará e por último, a macadâmia. A cada cem gramas, quase 70% são gordura e 623 calorias.
A castanha-do-pará é considerada um superalimento, quando consumido diariamente, ajuda a emagrecer, regulando o metabolismo e desintoxicando o corpo.
Elas são ricas em gorduras boas, além de fornecerem zinco, magnésio, vitamina do complexo B, selênio e fibras para o corpo. As oleaginosas – como a castanha-de-caju, castanha-do-pará, amendoim, nozes, amêndoas, avelãs, macadâmia, pinhões e pistache – podem ser aliadas da dieta se consumidos em pequenas quantidades.
A ingestão máxima tolerável, que não traz efeitos adversos para o organismo, é de 400 microgramas por dia. Então, se for consumir a castanha-do-pará do Sudeste, em geral, pode comer até duas por dia. Se ela for da região Norte, talvez seja melhor comer uma ou duas unidades por semana.
Além disso, essa ação antioxidante previne doenças cerebrais degenerativas como parkinson, além de auxiliar na prevenção de derrames cerebrais. Entretanto, vale a moderação, pois 100 g de castanhas do Pará fornecem 656 calorias. O ideal, sugere a nutricionista, é consumir de 1 a 2 castanhas por dia.
A recomendação é consumir uma porção diária de oleaginosas. A quantidade irá variar de acordo com o tipo. "Podem ser quatro unidades de nozes, duas unidades de castanha-do-pará, quatro unidades de castanha de caju, quatro unidades de amêndoas, quatro nozes ou quatro unidades de macadâmia", afirma Catta-Preta.
Uma das formas mais comuns de incluir as oleaginosas na dieta é consumi-las como lanche da tarde, em porções pequenas. Elas também podem compor ótimas receitas: um arroz com amêndoas, por exemplo, pode incrementar o almoço e até mesmo dar um toque refinado ao prato.
Mix deve conter: 5 amêndoas + 5 amendoins + 1 castanha-do-Brasil + 3 damascos secos. Não é porque você está apertado financeiramente que vai ficar de fora dos benefícios! Estudos mostraram que a ingestão de amendoim contribui para a elevação do gasto energético de repouso.
Como consumir castanhas para perder peso Uma dica legal é consumir as oleaginosas antes das refeições principais, pois suas gorduras levam mais tempo para serem digeridas e aumentam a sensação de saciedade, fazendo com que você ingira uma quantidade menor de alimentos no almoço ou no jantar.
A dica então é cobrir com água e um pouquinho de sal e deixar de molho por pelo menos 8 horas. Escorrer e secar no forno em temperatura mínima. ... As sementes e as castanhas, após escorrida a água, podem ser também aquecidas em frigideira com fogo bem baixo por 10 minutos e sempre mexendo para que não torrem demais.
Ele deve ser limpo e seco. Dessa forma, você evita a oxidação das gorduras e a alteração do sabor. As castanhas ficarão frescas, crocantes e saborosas por muito mais tempo se forem mantidas sob refrigeração.
Castanhas inteiras, em casca, parcialmente desidratadas, contendo 6,8% de umidade, armazenadas em ambiente com 80% de umidade relativa, podem ser conservadas por até 6 meses.
Procure por mofo na superfície externa da castanha. Conforme a castanha envelhece, ela pode desenvolver mofo, que é geralmente escuro. Você pode cortar a parte mofada e usar o resto, dependendo da parte atingida. Se o mofo está somente nas cascas, o interior ainda pode ter um gosto bom.
Caso queira comprar de um fornecedor a granel, não se acanhe: peça para provar uma castanha da saca. Você não conseguirá saber se ela tem micotoxinas, mas saberá se está rançosa – ou seja, oxidada; Ainda no caso do fornecedor a granel, pergunte a procedência do produto.
Quando mantidas nas cascas, as castanhas ficam frescas por 2 a 3 meses na geladeira. Sem as cascas elas duram até um ano. As castanhas são ricas em amido e perdem umidade rapidamente, por isso ficam rançosas mais rápido do que outras nozes.