Por isso, eles são opções mais adequadas para quem está de dieta. Uma dose de gim, por exemplo, apresenta cerca de 60 calorias enquanto uma lata de cerveja tem 151. Doses de whisky e vodka, por sua vez, têm 120 calorias cada.
Os efeitos imediatos da ingestão excessiva de álcool incluem fala arrastada, comprometimento motor, perda dos reflexos e confusão, chegando a provocar vômito e até levar ao coma.
Alcoolismo é a dependência do indivíduo ao álcool, considerada doença pela Organização Mundial da Saúde. O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, levando a consequências irreversíveis.
Diagnóstico do alcoolismo
O Teste de Identificação de Distúrbio de Uso do Álcool conhecido pela sigla AUDIT (do inglês: Alcohol Use Disorder Identification Test), foi criado por Piccinelli e colaboradores, é atualmente o melhor método para a identificação e estratificação do alcoolismo.
Quem, já está bem comprometido, em franco alcoolismo, pode apresentar lesões alarmantes na pele, com manchas escuras, ferruginosas, de intensa sensibilização ao sol, que se assemelham a queimaduras.
"Beber todo dia não é para o ser humano. O etanol é tóxico para o organismo e o uso frequente pode trazer problemas recorrentes, que vão além do alcoolismo", explica Ana Cecília Roseli Marques, psiquiatra e membro do conselho consultivo da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas.
Beber com moderação Quando consumida em excesso a cerveja faz mal, pois ao invés dos benefícios traz malefícios. Além de ocasionar algumas doenças como cirrose no fígado, esteatose hepática e hepatite alcoólica, o consumo exacerbado da bebida também aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
Oito latas de cerveja por dia correspondem a 95 unidade de álcool por semana. Os padrões recomendados como de baixo risco para o homem e mulher devem ser inferiores a 21 e 14 unidades respectivamente.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a ingestão diária de uma dose para mulheres e duas doses para homens, no máximo cinco dias na semana. Uma dose equivale a 150 ml de vinho, 350 ml de cerveja ou 50 ml de destilados.
Em especial, existe o “Beber Pesado Episódico” (BPE), que é definido pela OMS como o consumo de 60 g ou mais de álcool puro (cerca de 4 doses) em pelo menos uma ocasião, no último mês.
2- Concentração de álcool em água. Multiplique o número de doses por 14,2 gramas (essa é a quantidade de álcool contida em uma dose). E tanto faz beber cerveja, destilado ou vinho, pois para cada tipo de bebida o tamanho da dose é diferente (350 ml de cerveja, 150 ml de vinho e 50 ml de destilado).
A OMS estabelece que o consumo aceitável álcool é de até duas doses por dia para homens e uma dose por dia para mulheres. Nessa quantidade, algumas pesquisas apontam que a bebida pode trazer benefícios para a saúde.
Minha dica seria: tente reduzir o consumo para apenas 1 lata de cerveja ou um copo de vinho diários. Prefira reduzir aos poucos o consumo de álcool da sua rotina. Um atitude radical pode ter efeito contrário, podendo provocar ansiedade e até o aumento desse consumo.
Remédios para Parar de Beber