A balança digital sempre tem uma diferença de até 2 quilos a mais que a balança de ponteiro, por isso que que recomendo que se tenha apenas uma. As balanças de ponteiros são eficazes, porém os gramas não são mostrados detalhadamente.
Nutricionista, nutrologo ou endocrinologista? A Bioimpedância é um exame de relevância na avaliação do percentual de gordura, massa magra e líquidos no organismo. Tanto o médico nutrólogo, endocrinologista e nutricionista, estão habilitados na avaliação do resultado da Bioimpedância.
Não ingerir alimentos antes do teste. Se ingerir, aguarde 2 horas antes de iniciar o teste (são necessárias 2 horas de jejum) Tentar manter o peso real. Usar roupas leves e remover jóias e objetos metálicos antes do início.
O exame de bioimpedância é feito em balanças especiais. Estes equipamentos possuem placas de metal que conduzem um tipo fraco de corrente elétrica que atravessa todo o corpo. Com isso, a balança tem a capacidade de avaliar a densidade corporal do indivíduo.
Esse aparelho transmite uma pequena corrente elétrica que percorre o organismo detectando informações realistas sobre a porcentagem de gordura, massa magra, água corporal, entre outras informações. O profissional responsável pelo exame, pressiona levemente as partes do corpo que vai avaliar.
Se possível leve shorts (e top para mulheres) para realização do exame, caso contrário, use roupas leves. Evite alimentar-se por cerca de 2 horas antes do exame (inclusive líquidos). Não fazer exercícios extenuantes no dia do exame.
A bioimpedância elétrica é um exame destinado à avaliação da composição corporal, estimando a massa magra, gordura corporal, água corporal total, entre outros dados que proporcionam informações mais precisas sobre o estado nutricional do paciente.
Basta fazer um exame bem simples e rápido, conhecido como bioimpedância. A balança de bioimpedância é um instrumento utilizado por médicos e especialistas para analisar o funcionamento do organismo, através do levantamento de dados como o de percentual de gordura, músculo, hidratação e peso do indivíduo.
Para que o exame indique os valores corretos de massa gorda e magra é preciso garantir algumas condições, como: Evitar comer, beber café ou fazer exercício físico nas 4 horas anteriores; Beber 2 a 4 copos de água 2 horas antes do exame.
Ocorre uma passagem de uma corrente elétrica de baixa precisão, por este motivo metais podem interferir, quanto água, café, etc podem interferir na retenção hídrica, desidratação. o exame de bioimpedância é realizado através da passagem de corrente elétrica pelo corpo.
Faça jejum de alimentos e bebidas nas 4 horas que antecedem o horário do exame. Não consuma bebidas alcoólicas um dia antes do exame. Evite o consumo excessivo de alimentos ricos em cafeína (chocolates, chás escuros e café) nos dois dias que antecedem o exame.
A bioimpedância promove a passagem de uma pequena corrente elétrica pelo seu corpo; através da resistência da água a esta corrente, a balança realiza todos os cálculos pertinentes. A possível desidratação causada pela atividade física poderá alterar a leitura da bioimpedância, gerando resultados com baixa precisão.
Enganando a balança Outras coisas que podem influenciar são as que causam desidratação, como: tomar café e bebidas alcoólicas. Além disso, subir na balança com os pés úmidos “confunde” a balança de bioimpedância, já que isso acelera a corrente elétrica.
Para as balanças tradicionais, 1 quilo de músculo vale o mesmo que 1 de gordura. Já a nova geração desses aparelhos diz quanta banha você tem. Para saber o resultado, você primeiro digita alguns dados na balança. Para as balanças tradicionais, 1 quilo de músculo vale o mesmo que 1 de gordura.
Antes da realização da avaliação através da bioimpedância, é importante que sejam cumpridas as seguintes condições de pré-teste, (1) estar em jejum, (2) não consumir álcool 48 antes do teste, (3) não realizar exercício de intensidade moderada a elevada nas 12 horas antes da avaliação, (4) não efetuar o exame perante a ...
Você só precisa escolher sua posição de memória individual, subir na balança e em poucos segundos a sua composição corporal atual será exibida. Nesse processo, uma pequena corrente elétrica é utilizada para medir a resistência.
Não pise na borda ou na área de exibição da plataforma de medição. A balança pode tombar e causar lesão. E a medição poderá não ser correta. Não pise na plataforma de medição, quando o corpo ou os pés estiverem molhados, por exemplo, depois de tomar um banho ou ducha.
Calibrando uma balança digital
Esse aparelho é um dispositivo que mede a espessura de uma dobra de pele com a sua camada interna de gordura. Ao fazer as medidas nos locais indicados, você terá com precisão a quantidade total de gordura que está em seu corpo. Em algumas partes você necessitará de ajuda para conseguir fazer a medição.
Por exemplo, se você pesa 90 kg e tem uma porcentagem de gordura de 20%, multiplique 90 x 0,20. Essa é a sua gordura em quilos (90 x 0,20 = 18 kg).
O percentual de gordura é estimado usando a somatória de todas as dobras que o protocolo pediu e depois disso esse valor é usando em uma equação que vai encontrar a densidade corporal e depois esse resultado da densidade corporal é usado em outra equação que vai enfim encontrar o percentual de gordura.