Para aqueles que estão acima do peso, os esportes, principalmente os aeróbicos, auxiliam no emagrecimento, redução de medidas e equilíbrio de pressão arterial. Além de tudo isso, enaltecemos que a prática do esporte reduz o colesterol ruim e otimiza o caminho do sangue ao cérebro.
A prática de uma atividade física, seja sozinho, com personal trainer ou em grupo, pode te proporcionar mais qualidade de vida e contribuir para: ... Melhorar a qualidade do sono. Aumentar a auto-estima e o amor-próprio. Ajudar pessoas com dificuldades de socialização a se integrarem melhor.
Problemas que o overtraining traz aos atletas: - Perda de condicionamento físico com perda de força e resistência; - Dor muscular persistente; - Sensação de fadiga crônica; - Elevação significativa da frequência cardíaca em repouso (este é um sinal bem típico);
Primariamente observada em atletas, a síndrome do excesso de treinamento é caracterizada por alterações metabólicas, redução do desempenho atlético e da resposta ao treinamento em indivíduos saudáveis, incidência de contusões e infecções virais e bacterianas por queda de resistência imunológica, alterações no estado de ...
O que é treinamento excessivo O objetivo deste tipo de treinamento é preparar e condicionar os atletas de alto rendimento para que eles atinjam todo seu potencial em uma determinada época da competição para que depois os técnicos possam relaxar seus atletas a fim de preservá-los para o restante da temporada.
6 dicas para evitar o overtraining (exercícios em excesso)
Para se adquirir um bom condicionamento, por meio de um programa eficiente de treinamento, deve-se levar em consideração os principais fatores que afetam as melhoras induzidas pelo treinamento. São estes: o nível inicial de aptidão, a freqüência, a intensidade, a duração e o tipo (modalidade) de treinamento.
Overuse significa uso exagerado e são lesões que ocorrem principalmente nas articulações devido ao excesso de uso pela alta carga, movimento biomecânico incorreto ou movimento muito acelerado, diferente do overtraining que atinge o atleta de forma sistemática.
O principal benefício é a melhora do sistema cardiovascular. Os exercícios diminuem a pressão arterial, favorecem a saúde e contribuem para a prevenção de doenças. A musculação aumenta a densidade óssea, ou seja, deixa os ossos mais resistentes. A diabete do tipo 2 também pode ser “tratada” com a prática de exercícios.
8 benefícios do exercício físico comprovados pela ciência
O exercício melhora a parte estética, pois faz com que os músculos trabalhem e ajuda a modelar o corpo. A musculação tem o poder de eliminar gordura e aumentar a massa muscular, ou seja, além de saudável, você fica mais bonita. Além disso, ela melhora a postura, pois os músculos se tornam mais resistentes.