Para fazer a radiografia oclusal, a película radiográfica precisa ser colocada entre os dentes da maxila superior e os dentes da maxila inferior. De modo geral, podemos dizer que ela fica entre as duas arcadas dentárias, como se o paciente a estivesse mordendo.
Significado de Oclusal substantivo [Medicina] Relativo à superfície mastigatória dos dentes molares e bicúspides.
O tratamento para eliminar cáries, é feito geralmente através de uma restauração, que é realizada pelo dentista e consiste na remoção da cárie e de todo o tecido infectado, sendo que depois é feita uma cobertura do dente com uma substância que pode ser resina composta, cerâmica ou amálgama.
Dentre os cuidados, o odontologista pode realizar uma restauração com resina ou um procedimento de canal, caso o paciente tenha uma lesão mais profunda. Para ter o tratamento mais simples, vá ao dentista o quanto antes e não deixe o problema prolongar no seu sorriso.
Retração gengival facilita o aparecimento de cárie em raiz dentária. A retração gengival é um problema comum requer atenção redobrada porque o problema dificulta a remoção da placa bacteriana. E o resultado dessa dificuldade não demora a aparecer: gengivas inchadas e avermelhadas e infiltrações cariosas.
A endodontia ou tratamento de canal é uma das ramificações da odontologia que trata as doenças e lesões que afetam a polpa (nervo) do dente. O tratamento de canal se faz necessário: 1 – Quando a cárie destrói o esmalte e a dentina, atingindo a polpa do dente, que fica inflamada ou infeccionada.
Sintomas das cáries Uma cárie no esmalte, de um modo geral, não causa dor; esta começa quando a cárie atinge a dentina. Uma pessoa pode sentir dor só quando bebe algo frio ou come algo doce, o qual indica que a polpa está ainda sã.
Se não for tratada, a cárie lesiona a camada da dentina, provocando dor e sensibilidade. Mais: o indivíduo mastiga menos e sabota a digestão. Em estágio avançado, ataca a polpa dentária, tecido mole com nervos e vasos sanguíneos, causando infecção.
Isso porque a cárie só dói quando atinge as partes mais sensíveis do dente, como a dentina e a polpa. As lesões superficiais, ainda no início, limitam-se ao esmalte. E como o esmalte não tem terminações nervosas, não causa dor.
"A lesão de cárie também pode ocasionar dor espontânea se a cavidade estiver mais profunda, devido a inflamação da polpa (parte inervada do dente), mais conhecida como pulpite". Já a sensibilidade dentária se dá, geralmente, quando há alguma retração da gengiva, deixando um pouco da raiz exposta.
O paciente passa a ter mais sensibilidade no dente, em especial durante a mastigação e ingestão de comidas e líquidos. "Em casos extremos em que a cárie está profunda, tendo atingido o nervo do dente, a dor é extensa, aguda e às vezes ininterrupta”, explica a profissional.
Saiba que quando a cárie atinge o dente, ela acaba causando um furo e, em alguns casos, quando esse furo é muito grande, a probabilidade é que você sinta muita dor. Isso porque a dentina fica mais exposta, e como ela possui muitas inervações, o paciente pode relatar dor de dente simplesmente durante a mastigação.
Algumas estratégias que podem ajudar no alívio imediato da dor da cárie, destacamos as seguintes:
Chupar uma pedra de gelo ou fazer uma compressa de bolsa fria na bochecha também pode trazer um alívio de dor de dente. O gelo reduz o fluxo sanguíneo na região e ajuda no desinchar. Caso a dor seja decorrente da exposição da raíz pela retração, pode-se cobrir a área exposta até chegar ao seu dentista.
Os principais remédios que podem ser utilizados para tratar a dor de dente são:
Modelos de dose simples para dor incluem dor de dente (pós-extração do dente) e pós-cirurgia ginecológica, com eficácia do diclofenaco potássico de 50 e de 100 mg comparados à aspirina 650 mg, com uma duração prolongada de analgesia.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de um abscesso dentário são: