Feltro é um papel feito de lã ou outros pelos animais, cujas fibras são agregadas por calandragem. Dentro dos pelos mais usados estão os de lebre, coelho, carneiro, camelo e castor. É TNT (tecido não tecido), pois a calandra não tece, apenas compacta. ... COMPOSIÇÃO: Lã de fibra de poliéster.
O feltro é um tipo de tecido não tecido (TNT) muito usado na produção de artesanatos variados. ... Com o passar do tempo, o feltro passou a ser produzido com fibras sintéticas em substituição à matéria prima animal. Hoje o feltro é usado para fazer chapéus, mesas de bilhar, bolas esportivas e claro, artesanato.
O feltro tem dois lados: o lado direito e o avesso. Enquanto o lado mais liso é o direito, o mais poroso é o lado avesso dele. Sempre identifique e risque o molde no avesso do feltro.
O segredo é o lado mais bonito do feltro que, segundo Fabi, tem menos buraquinhos e, portanto, é preferível para ser considerado o lado direito desse TNT. A aula de introdução ao artesanato em feltro é a primeira de muitas outras que chegarão da professora.
O lado direito do tecido é, quase sempre, o lado do tecido que apresenta o aspecto com um melhor acabamento. Principalmente se ele tem relevo, no lado avesso podem-se observar irregularidades como bolinhas ou linhas soltas.
É por isso, que essa máquina de cortar tecido que é a mais vendida dos EUA, está tornando-se o xodó das artesãs aqui no Brasil. Quem trabalha com feltro, cartonagem, estamparia, costura e muito mais encontrou na Cricut Maker a melhor máquina de trabalho.
Espelhar ou Cortar Espelhado nada mais do que colocar seu molde no feltro e riscar de um lado e virar o molde posicionando do lado oposto do riscado e riscar novamente. Outra forma de Espelhar o feltro é dobrar o feltro no meio e riscar um lado e recortar, assim ficará os dois lados idênticos.
adjetivo Liso ou polido como espelho. Etimologia (origem da palavra espelhado). Particípio de espelhar.
Espelhar moldes: conheça a ferramenta e saiba como utilizar
A dublagem do feltro é uma técnica muito comum no meio artesanal, mas ainda pouco explorada por quem está começando. O processo é simples: basta colar um feltro sobre o outro, formando uma trama mais espessa e firme. Para saber mais, aprenda com a gente como dublar o feltro usando papel termocolante.
Para isso, você deve usar a termolina, um verdadeiro aliado da artesã....Dicas
Utilidade deste material para o Artesanato em Feltro: Quando recortamos peças pequeninas diretamente no Feltro, o mesmo pode esgarçar ou desmanchar; com o termocolante o Feltro é encorpado evitando que esgarce ou desmanche.
Molde o desenho Coloque o avesso do papel termocolante sobre o avesso do tecido. Em seguida, passe o ferro sobre o papel durante alguns segundos. Espere o papel e o tecido esfriarem. Na sequência, recorte o molde com uma tesoura bem afiada, evitando o aspecto de “picado”, e passe o ferro sobre o tecido novamente.
Para aplicar o filme termocolante você vai precisar de um tecido fino – fralda, algodão de preferência brancos, ou pode usar o próprio papel que vem no rolo do Transfer para sobrepor ao material na hora da aplicação. Não coloque o ferro direto sobre o material porque o plástico protetor do Transfer vai derreter!
Misture 2 partes de cola branca com 1 de água na bandeja. Aplique o resultado dessa mistura com o rolo na parede. Espere secar até a parede ficar pegajosa. Comece a colar o tecido de cima para baixo deixando sobrar alguns centímetros para cima e para o lado.
Melhores colas para tecido: Nossas favoritas
A cola branca tradicional, vendida em papelarias, é especialmente indicada para uso em projetos caseiros, escolares e pouco profissionais. Serve para fazer a colagem de tecidos, desde que não sejam muito espessos, e de papel sobre papel – apresenta boa aderência no sulfite, no crepom, na seda, no kraft e na cartolina.
acetato de polivinil