Quais Cobras No Venenosas?

Quais cobras no venenosas

Existem três tipos de cobras venenosas de acordo com a maneira que seus venenos agem: as serpentes marinhas, que liberam um veneno capaz de causar destruição das fibras musculares e insuficiência renal; as víboras, que possuem um veneno que provoca distúrbios na coagulação do sangue, necrose e hemorragias; e as cobras cujo veneno age no sistema nervoso e causa parada respiratória.

Quer conhecer algumas das cobras mais venenosas do mundo? Então, você está no lugar certo. Aproximadamente dois milhões de acidentes acontecem anualmente envolvendo seres humanos e cobras e grande parte deles são causados pelas espécies a seguir:

CIÊNCIA

A capacidade de matar suas presas por estrangulamento permite que as presas se alimentem de animais muito grandes. Muitas até se especializam em caçar grandes mamíferos como veados ou leopardos.

Tipos de cobras são cobras que se diferenciam entre si, ou seja, são serpentes diferentes. A diferença entre cobra e serpente se deve ao fato de que serpente se refere à espécie, e cobra se refere ao animal. Entretanto, podem existir tipos de cobras muito semelhantes entre si e que causam confusão.

Cobras não venenosas

Cobras não venenosas

Se você for mordido por uma cobra venenosa, é importante tentar identificar e descrever a espécie do animal o mais detalhadamente que conseguir e, se possível, levá-lo até o médico com você – de forma segura, é claro.

Em geral, a coral falsificada é uma cobra que diferente da verdadeira, não possui veneno e muito menos peçonha. Ainda assim, por ser um animal extremamente inteligente, pode triangular sua cabeça e fazer sinais de que vai atacar.

Os países de origem da Pseudonaja textilis – também chamada de cobra-marrom devido a sua cor característica- são a Austrália e a Nova Guiné. Essa é uma das serpentes mais venenosas do planeta, responsável pela maioria de mortes provocadas por serpentes na região.

As 10 cobras mais venenosas do mundo

O nome desta cobra venenosa brasileira é bastante conhecido de pessoas que moram no interior e pescadores. Possui corpo afinado, de cor amarronzada e manchas triangulares mais escuras pelo corpo todo, se camuflando bem entre folhas secas no solo. Seu veneno pode causar necrose de membros, pressão baixa, perda sanguínea devido a ação anticoagulante, falência dos rins e sangramento cerebral, causando a morte do indivíduo.

A família Lamprophiidae compreende um grande número de espécies de cobras não venenosas, muitas das quais pertencem ao continente africano ou são endêmicas de Madagascar. No entanto, há uma espécie com grande presença na Europa. É a cobra-rateira (Malpolon monspessulanus).

Tipos de cobras inofensivas


Tipos de cobras inofensivas

Existem muitos tipos de cobras, algumas com veneno e outras sem veneno. As cobras não venenosas engolem as suas presas vivas, pelo que elas se especializam na caça de pequenos animais, como ratos ou insetos. Outras cobras podem atacar presas maiores. Para isso, inoculam-nos com um veneno que as imobiliza ou mata. Se eles se sentirem atacadas, também podem usar este veneno para se defenderem dos humanos. Porém, como saber se uma cobra é venenosa?

Em contrapartida, a mamba negra também é muito temida. Ao contrário do que muitos pensam, a sua cor não é negra. Ela recebe esse nome por conta do interior de sua boca ser completamente escuro. Assim, para mostrar que vai atacar, ela começa um movimento de abrir e fechar a boca na intenção de produzir veneno.

Leia também

A Dendroaspis polylepis, também chamada de mamba-negra, é uma das cobras mais venenosas do continente africano. Ela vive a maior parte do tempo no solo, mas consegue escalar árvores com facilidade, e se alimenta de pequenos mamíferos e aves.

Encontrada na Ásia, especificamente na Índia, na China e em Taiwan, a Daboia russelii é chamada também de Víbora de Russell – recebeu esse nome em homenagem ao herpetólogo escocês Patrick Russel que foi o primeiro a descrever muitas das serpentes indianas – e faz parte da família Viperidae.

Agora que você já conhece as principais cobras venenosas do Brasil e do mundo, precisa saber que existem algumas espécies que podem se passar por serpentes peçonhentas, mas, na verdade, não apresentam perigo algum. Veja algumas delas abaixo!

ANIMAIS

A espécie mais destacada dentro desta família é a Boa constrictor, uma cobra presente em quase todo o continente americano e que faz parte da lista das maiores cobras do mundo. Pode medir até quatro metros e sua coloração é marrom, verde, vermelha ou amarela, dependendo do habitat em que estão camuflados.

Encontrar uma cobra na natureza pode ser uma experiência alarmante, especialmente se não souber de qual espécie se trata. A picada de uma cobra venenosa pode ser fatal. A melhor forma de saber se está lidando com uma espécie venenosa ou não é familiarizar-se aos diferentes tipos que vivem em sua região. Também é possível procurar pelas características associadas às espécies venenosas mais comuns. Se você foi mordido por uma cobra de qualquer espécie, é importante buscar atenção médica imediatamente.

Tipicamente exclusiva da Ilha da Queimada Grande, próxima ao litoral paulista, a Bothrops insularis é também conhecida, de forma popular, por jararaca-ilhoa. O mais curioso sobre essa serpente é que, apesar de altamente venenosa, ela pode sobreviver cerca de seis meses sem se alimentar.

Quais cobras podem ser domesticadas?

Para te ajudar nesta missão, o site Pet Lovers apresenta uma lista de 10 espécies de cobras apropriadas para serem criadas em residências.
  • 1 – Milho. ...
  • 2 – Real Californiana. ...
  • 3 – Real Mexicana. ...
  • 4 – Falsa Coral ou Leite. ...
  • 5 – Boa Rosada. ...
  • 6 – Gopher. ...
  • 7 – Píton Real ou Bola. ...
  • 8 – Papagaio.

Qual é o perigo da cobra cega?

Até muito pouco tempo atrás acreditava-se que as cobras-cegas eram totalmente inofensivas. Afinal, estes animais não atacam os seres humanos e não há registros de pessoas que foram envenenadas por eles. Portanto, a cobra-cega não seria perigosa ou nunca foi considerada como tal.

É permitido ter cobra no Brasil?

A cobra, por exemplo, é um réptil muito procurado para ser animal de estimação. A criação destes animais é permitida, mas existem regras a serem seguidas. ... Mas para haver a permissão legal de criação deste animal exótico, é preciso que a compra seja feita com criadores legalizados e com registro no Ibama.

Qual cobra causa cegueira?

Os animais picados por cascavel apresentam, principalmente, alterações neurológicas, cegueira, além de inchaço e dor no local da picada. ... O soro antiofídico é polivalente e serve tanto para tratamento de envenenamento por jararaca ou cascavel.

Quais são as principais características da jararaca?

Características: É muito perigosa, mas geralmente foge assim que avistada. Mede cerca de 1,20m. A Jararaca possui desenhos que lhe proporcionam uma ótima camuflagem, o que torna difícil a visualização do animal, mesmo para olhos experientes.