- Tabela de peso e altura por idade, para meninas de 3 a 18 anos de idade
O índice é calculado da seguinte maneira: divide-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. Diz-se que o indivíduo tem peso normal quando o resultado do IMC está entre 18,5 e 24,9. Quer descobrir seu IMC? Insira seu peso e sua altura nos campos abaixo e compare com os índices da tabela.
O IMC ou Índice de Massa Corporal é um método simples de se medir a gordura corporal. A medida foi desenvolvida na Bélgica pelo estatístico Lambert Adolphe Jacques. É calculado dividindo o peso do indivíduo em quilos pelo quadrado de sua altura em metros. Onde kg é o peso do indivíduo e m a sua altura em metros.
O cálculo do IMC é feito dividindo o peso pela altura ao quadrado. No entanto, você pode utilizar nossa calculadora abaixo e saber qual é o seu peso ideal.
O cálculo é simples, basta informar nos campos: o seu peso pré-gravidez, depois o seu peso atual, no próximo a idade gestacional que se encontra e também se é uma gravidez gemelar ou não.
A classificação do estado nutricional de gestantes é feita por meio do gráfico de IMC por idade gestacional. Este gráfico apresenta três curvas, que delimitar quatro faixas de classificação: Valores de IMC por idade gestacional abaixo da curva inferior: gestante com baixo peso.
Para gestantes entre 19 e 50 anos temos o seguinte cálculo de EER: EER = EER Pré-gestacional + (8 kcal x IG em semanas) + 180 kcal Onde: EER Pré-gestacional = 354 – (6,91 x idade) + PA x (10 x Peso) + (934 x Altura) + 25 kcal sendo: idade em anos, peso em quilos e altura em metros.
Para avaliar o estado nutricional da gestante, é necessário a aferição do peso e da estatura da mulher, além do cálculo da semana gestacional. Com esses dados, será determinado o estado nutricional da gestante, tendo como critério prioritário a classificação do IMC por semana gestacional (BRASIL, 2012).
Assim, avaliar o estado nutricional no início da gestação é imprescindível para se detectar gestantes em risco nutricional, seja com anemia, baixo peso ou sobrepeso/obesidade, projetar risco de resultados gestacionais adversos, determinar recomendações adequadas de ganho de peso e realizar orientação nutricional ...
O ganho de peso na gestação deve ser suficiente para promover o desenvolvimento fetal completo e também para armazenar nutrientes adequados no organismo materno para o aleitamento. Nenhuma mulher deve perder peso durante a gravidez, independente do seu Índice de Massa Corporal (IMC) antes de engravidar.
Para calcular a data provável do parto (DPP) e saber o dia em que o bebê vai nascer, é necessário que a gestante saiba a data da sua última menstruação (também chamada de DUM), que corresponde ao primeiro dia da sua última menstruação.
Quando a mulher descobre que está grávida, um novo universo se apresenta frente a ela: o universo da gravidez e toda sua linguagem repleta de termos técnicos e siglas. Dentre estas, duas das mais conhecidas são: DUM, que se refere à Data da Última Menstruação, e a IG (Idade Gestacional).
Para calcular a idade gestacional devemos pegar o primeiro dia da data da última menstruação e contar quantos dias transcorreram até o dia atual. Vamos citar um exemplo prático levando em consideração que hoje seja dia 31 de maio: digamos que uma mulher teve a data da última menstruação no dia 1 de março.