EQST

Quais So Os Sete Saberes Necessrios Educaço Do Futuro?

Quais são os sete saberes necessários à educação do futuro?

Os sete saberes indispensáveis enunciados por Morin - As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão; Os princípios do conhecimento pertinente; Ensinar a condição humana; Ensinar a identidade terrena; Enfrentar as incertezas; Ensinar a compreensão; e A ética do gênero humano - constituem eixos e, ao mesmo tempo, ...

O que é o pensamento complexo para Morin?

O pensamento complexo (também conhecido como teoria da complexidade, epistemologia da complexidade ou apenas complexidade) é um conceito desenvolvido pelo filósofo francês Edgar Morin, atualmente com 99 anos, e é a capacidade de interligar diferentes dimensões da realidade.

Qual o principal objetivo do trabalho do prof Edgar Morin?

Informa Morin que seu texto não é um tratado sobre o conjunto das disciplinas que são ou deveriam ser ensinadas. Sua intenção foi, única e essencialmente, expor problemas centrais ou fundamentais que permanecem totalmente ignorados ou esquecidos e que são necessários para se ensinar no próximo século.

Quantos são os saberes necessários para a educação do futuro de acordo com Edgar Morin?

Logo, Morin (2011) ao enunciar tais lacunas do modelo educacional daquele presente momento, levantou, então 'sete saberes' necessários para a educação do futuro.

Quais são os sete pilares da educação?

Edgar Morin e os 7 pilares da Educação
  1. Partir do Conhecimento da Vida. Conhecimento: Temos muita informação mas conhecemos pouco do mundo e da vida.
  2. Procurar o Conhecimento Pertinente: ...
  3. Compreender o Indivíduo. ...
  4. Compreender o Social. ...
  5. O conhecimento é incerto. ...
  6. Os fenómenos são complexos. ...
  7. A ética como limite da acção.
1 de ago. de 2015

O que é o pensamento complexo?

Morin define como conhecimento complexo as relações das partes do tema e do todo, de forma inseparável com o todo com as partes desse mesmo tema.

Quais as características do pensamento complexo?

Pode-se dizer que o pensamento complexo baseia-se em três princípios fundamentais: a dialogia (a coerência do sistema aparece com o paradoxo), a recursividade (a capacidade da retroação de modificar o sistema) e a hologramia (tomar a parte pelo todo e o todo pela parte).

Qual a proposta contemporânea de Edgar Morin?

O Paradigma da Complexidade (Edgar Morin) que busca a superação da lógica linear e atende a uma nova concepção que tem como eixo articulador a totalidade e a interconexão.

O que Edgar Morin pensa sobre o ensino por disciplinas?

Em entrevista, o pensador critica o modelo ocidental de ensino que, segundo ele, separa os conhecimentos artificialmente através das disciplinas. Para Morin, as disciplinas fechadas ensinam o aluno a ser um indivíduo adaptado à sociedade, mas impedem a compreensão dos problemas do mundo e de si mesmo.

Quais as características defendidas por Morin devem estar presentes?

"É preciso aprender sobre a condição humana, a compreensão e a ética, entender a era planetária em que vivemos e saber que o conhecimento, qualquer que seja ele, está sujeito ao erro e à ilusão", adverte Morin.

Quais são os sete pilares da sabedoria de Edgar Morin?

Edgar Morin e os 7 pilares da Educação
  1. Partir do Conhecimento da Vida. Conhecimento: Temos muita informação mas conhecemos pouco do mundo e da vida.
  2. Procurar o Conhecimento Pertinente: ...
  3. Compreender o Indivíduo. ...
  4. Compreender o Social. ...
  5. O conhecimento é incerto. ...
  6. Os fenómenos são complexos. ...
  7. A ética como limite da acção.
1 de ago. de 2015

Como o pensamento complexo tenta explicar a realidade?

O pensamento complexo tenta dar conta daquilo que o pensamento simplificador desfaz ou é incapaz. De uma maneira geral, trata da conciliação das várias esferas do conhecimento e da vida moderna, articula o que está dissociado e distinto e distingue o que está indissociado.