→ Domínio Eukaria Atualmente, apenas os reinos Plantae, Fungi e Animalia são reconhecidos pela maioria dos biólogos, pois o reino Monera possui membros distribuídos em dois domínios, e o reino Protista possui membros mais relacionados a outros grupos, como as plantas.
As arqueas possuem uma característica muito marcante, que diz respeito ao seu habitat: vivem em ambientes extremos, quase que incompatíveis com a presença de seres vivos; como em gêiseres e vulcões (termófilas extremas); lagos ácidos e altas concentrações salinas (halófitas extremas); pântanos, ou tubo digestório de ...
O Reino - ou Domínio - Bacteria contempla indivíduos procarióticos e unicelulares, geralmente microscópicos. O cromossomo, nestas células, apresenta-se enovelado, e é denominado nucleoide. A maioria destes organismos possui parede celular, constituída por peptidio glicanos.
No Domínio Archaea, encontramos os organismos procariontes anteriormente classificados, juntamente com as bactérias, como organismos pertencentes ao Reino Monera, reino extinto após ser criada a classificação em Domínios.
O reino monera é formado por bactérias, cianobactérias e arqueobactérias (também chamadas arqueas), todos seres muito simples, unicelulares e com célula procariótica (sem núcleo diferenciado). Esses seres microscópios são geralmente menores do que 8 micrômetros (1µm = 0,001 mm).
O reino monera engloba todos os seres vivos unicelulares (possuem apenas uma célula), procariontes (não possuem a carioteca), anaeróbicos ou aeróbicos.
São as bactérias e as cianobactérias.
Monera é um reino biológico que inclui todos os organismos vivos que possuem uma organização celular procariótica, como bactérias, cianobactérias e arqueobactérias.
Os organismos do Reino Plantae são multicelulares, com células eucarióticas. São autossuficientes, ou seja, produzem o próprio alimento através da fotossíntese, sendo assim chamados de autótrofos. Todas as células vegetais possuem celulose em sua parede celular, vacúolos e cloroplastos em seu interior.
Resposta. O Reino Animalia pode ser classificado, de acordo com sua organização celular, como multicelulares.
Resposta. A maioria dos fungos são pluricelulares, com o corpo constituído de hifas, mas há alguns unicelulares, cujo principal exemplo são as leveduras. ... Hifas septadas: quando há delimitação de compartimentos celulares pelos septos, formando células com um (monocarioticas) ou dois núcleos (dicarioticas).
Apesar de existirem formas unicelulares como o levedo, os fungos são organismos eucariontes e heterotróficos, formados por um emaranhado de filamentos, chamados de hifas, que podem ser de dois tipos: as cenocíticas ou as septadas.
No Reino Fungi incluem-se os fungos, organismos heterotróficos, multicelulares ou unicelulares, que já foram considerados plantas primitivas. Uma das diferenças entre esses dois grupos está no fato de que as plantas possuem clorofila, uma característica ausente nos fungos.
Os fungos são organismos heterotróficos, eucarióticos e uni ou multicelulares que estão agrupados no Reino Fungi. Os fungos constituem o Reino Fungi, no qual se enquadram espécies como os cogumelos, bolores, orelhas-de-pau e leveduras.
Os fungos, também conhecidos como bolores, são organismos eucariontes (com células nucleadas), existindo espécies unicelulares e pluricelulares, respectivamente: as leveduras e os cogumelos, cujas células são impregnadas externamente por quitina, um polissacarídeo nitrogenado.
Dentre as estruturas de reprodução têm-se esporos típicos a cada grupo e para fungos aquáticos estes esporos possuem flagelos. As estruturas produtoras de esporos são peculiares como: ascos; basídios; conidióforos e células conidiogênicas; esporângios, etc.
Podemos dizer que as estruturas da Célula Fúngica são: Parede Celular, Membrana Citoplasmática, Núcleo, Plasmídios, Mitocôndrias, Retículo Endoplasmático, Aparelho de Golgi.
Geralmente as paredes celulares dos fungos são constituídas por hexoses e hexominas, que se transformam em mananas, ducana e galactanas, alguns fungos podem ter a parece celular rico em quitina, já outros possuem complexos polissacarídeos e proteínas com predominância em cisteína. ...
A reprodução assexuada no Reino Fungi acontece através de esporos que são as células haploides. Esse processo é chamado de esporulação e ocorre quando o fungo libera os esporos (quando estão em condições favoráveis) e essas germinam e formam um novo micélio.
Tipos de Fungos
Podemos realizar a classificação dos fungos em sete filos: Chytridiomycota, Neocallimastigomycota, Blastocladiomycota, Microsporídia, Glomeromycota, Ascomycota e Basidiomycota. Os fungos são organismos agrupados, segundo a classificação de Whittaker, no Reino Fungi.
Existem dois tipos de fungos: os bolores e as leveduras. Os bolores são caracterizados por crescerem em micélios, que se trata de uma espécie de tecido próprio dos fungos, constituído por filamentos celulares, chamados hifas. ... Por sua vez, as hifas não septadas são sempre multinucleadas (hifas asseptadas cenocíticas).
Existem cerca de 1,5 milhões de espécies de fungos, embora apenas cerca de 100 mil esteja devidamente catalogada. Para definir as espécies desses micro-organismos são utilizavas várias análises de características.