De acordo com o SENAI (2003), o programa de Produção mais Limpa traz para as empresas vantagens ambientais, com a eliminação de resíduos, no controle da poluição, no uso racional de energia, na melhoria da saúde e segurança do trabalho, com produtos e embalagens ambientalmente adequadas, e vantagens econômicas, com a ...
6.
Produção limpa ou produção mais limpa é uma abordagem para a produção ecoeficiente que estabelece uma metodologia chamada "downhill", ou seja, os fabricantes devem se preocupar desde o projeto, seleção de matérias primas, processo de produção, consumo, reutilização, reparo, reciclagem (3R) até a disposição final dos ...
O segundo passo é a identificação do ECOTIME: são os funcionários que conhecem a Empresa mais profundamente e/ou que são responsáveis por áreas importantes, como produção, compras, meio ambiente, qualidade, saúde e segurança, desenvolvimento de produtos, manutenção e vendas.
a Produção mais Limpa significa a aplicação contínua de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos, a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, através da não-geração, minimização ou reciclagem de resíduos gerados em um processo produtivo.
Produção Sustentável (PS) É a incorporação, ao longo de todo o ciclo de vida de bens e serviços, das melhores alternativas possíveis para minimizar custos ambientais e sociais.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o consumo sustentável implica na escolha de produtos que: Utilizaram menos recursos naturais em sua produção. Garantam emprego decente aos que os produziram. São facilmente reaproveitados ou reciclados.
Resposta: A agricultura sustentável é definida como o uso de tecnologias e práticas agrícolas que maximizam a produtividade da terra e, ao mesmo tempo, buscam minimizar os danos, tanto para ativos naturais, como solo, água, ar e biodiversidade, quanto para a saúde dos agricultores e dos consumidores (PRETTY, 2002).
Continue lendo este post para conhecer 6 dicas de alimentação sustentável para ajudar o meio ambiente!
A importância de uma alimentação sustentável De olho nos processos de produção, escolha e preparo dos alimentos, a alimentação sustentável se preocupa não apenas como a saúde humana, mas também com o respeito e equilíbrio na utilização dos recursos naturais, visando o cuidado e o bem-estar do planeta.
Dentre os sistemas contemplados pelo Plano ABC estão o de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF) e o de integração lavoura-pecuária (iLP), que, segundo Oliveira, “tem despertado interesse de produtores e dado verdadeira sustentabilidade à atividade agropecuária em solos considerados de baixa aptidão agrícola”, ...
Fechar a torneira enquanto escova os dentes, evitar deixar lâmpadas acesas em ambientes desocupados e jamais desperdiçar alimentos também são atitudes simples, que fazem grande diferença para o meio ambiente.
A rotação de cultura, pluricultura, curvas de níveis, uso do controle biológico quando possível, observação de épocas, procedimentos adequados e recomendações para aplicação de pesticidas, podem ajudar na preservação ambiental.
Resposta. Resposta: O desenvolvimento de ferramentas que intensifiquem de maneira sustentável a agricultura, segundo os gestores, seria a ferramenta mais eficiente para aproveitar melhor o solo e a água, sem que isso implicasse em danificar os ecossistemas.
O uso de fertilizantes e agrotóxicos na agricultura vem causando grandes desequilíbrios ambientais, poluindo principalmente as águas dos rios, lagos e mares. No início da história da humanidade, as pessoas eram nômades, mudavam-se constantemente em busca de alimentos.
Um estudo levado a cabo pelas universidades de Cambridge e de Aberdeen e recentemente publicado defende que os gases de estufa provenientes da produção de alimentos podem vir a aumentar em cerca de 80% se o consumo de carne de lacticínios continuar a incrementar.
A insegurança alimentar pode ser causada por inúmeros fatores, podemos destacar:
Segundo as novas estimativas, o mundo precisará aumentar a sua produção de alimentos em 60% até 2050, e não 70%, como se pensava anteriormente. Além da população de alguns países não estar crescendo tanto, a previsão mudou porque a população do Japão e de países da Europa irá diminuir no futuro.
A tecnologia é fundamental para o aumento da produção via aumento da produtividade, e para se fazer a gestão de todos os processos envolvidos com a produção de um produto alimentício. Isto, independente da escala de produção.
Também são objetivos da tecnologia de alimentos: Garantir abastecimento de alimentos nutritivos e saudáveis através do controle de agentes nocivos; ... Prolongamento da “vida de prateleira” dos alimentos, mantendo ao máximo possível suas características naturais específicas e seu valor nutritivo.
A importância da tecnologia agrícola Alguns dos benefícios que a tecnologia agrícola proporciona são: Aumento da produtividade: com os avanços consegue-se detectar os gargalos na produção e aumentar o número de plantas por hectare, elevando assim a produtividade da plantação.
Isso significa que precisaremos produzir cada vez mais alimentos e ao mesmo tempo, diminuir o impacto da agricultura na utilização dos recursos naturais do nosso planeta. Para isso, as tecnologias digitais aplicadas à agricultura são grandes aliadas dos produtores rurais no aumento da produtividade das lavouras.
O início da tecnologia de alimentos remonta à pré-história da humanidade. Com criatividade e talento, de forma empírica, ao longo de séculos as pessoas descobriram e aprimoraram meios para preparar e conservar alimentos, dando origem às bases de várias técnicas de processamento utilizadas na sociedade contemporânea.
No caso da tecnologia no campo, possuímos uma maior produtividade da terra, graças às sementes modificadas, fertilizantes e agrotóxicos (lembrando que esses produtos devem ser usados com responsabilidade), além da criação e evolução de máquinas agrícolas para uma colheita de eficiência.
Tecnologia no campo: a mecanização agrícola. ... A mecanização, fruto da tecnologia no campo, garantiu a evolução da produtividade, permitindo que cada vez mais nosso relacionamento com a terra acontecesse de maneira eficiente, ainda que, em alguns casos, a natureza não oferecesse tantos recursos quanto necessário.
A renegociação da dívida agrícola e o aumento do financiamento direto via traders e empresas de insumos, alavancados pelo surgimento das CPRs, trouxeram muito oxigênio para o setor produtivo.
Um dos grandes ganhos da tecnologia é a possibilidade de acessar dados da produção de forma remota e em tempo real. Isso permite que o produtor consiga tomar decisões rápidas sobre as operações. Não é necessário, por exemplo, esperar até o fim da colheita para fazer ajustes.
Telefonia móvel e internet chegam às comunidades rurais. As tecnologias que possibilitam a comunicação entre as pessoas, principalmente nos centros urbanos, e as conectam ao mundo estão chegando também às comunidades rurais do Espírito Santo.