REFLEXOS PRIMITIVOS: Presentes: sucção, Moro, mão-boca, preensão palmar, preensão plantar, cutâneo-plantar extensor – desapareceram: marcha reflexa, apoio plantar, reptação, tônico-cervical assimétrico .
Os reflexos primitivos são respostas automáticas e estereotipadas a um determinado estímulo externo. Estão presentes ao nascimento mas devem ser inibidos ao longo dos primeiros meses, quando surgem os reflexos posturais.
Estes reflexos desaparecem ou são inibidos pelos lóbulos frontais à medida que a criança se desenvolve pela maturação do cérebro pela mielinização, arborização e formação das sinapses das células nervosas, com crescente controle voluntário de cada uma das atividades com estes reflexos relacionadas.
São reflexos (movimentos automáticos) que mantém a posição e equilíbrio do corpo durante repouso ou movimento. Modulam a distribuição do tono muscular nos membros e tronco. Mantém postura, equilíbrio e harmonia do movimento. Os reflexos posturais substituem os reflexos primitivos.
Para avaliar o reflexo da voracidade, que também é chamado de reflexo dos pontos cardeais ou da busca, o examinador deve tocar a região perioral da criança, o que fará com que ela vire a cabeça em direção ao estímulo, abrindo a boca e realizando uma tentativa de sucção com protrusão da língua.
Os reflexos neurológicos são inatos e demonstram a capacidade do indivíduo de responder a estímulos externos. Também chamados de reflexos primitivos, estão diretamente relacionados às condições de sobrevivência do ser humano e podem indicar dificuldade para desenvolver alguma atividade básica, como andar ou falar.
7 principais reflexos presentes no recém-nascido
O movimento reflexo é uma resposta a um estímulo estereotipado na mesma intensidade deste, mas que não pode ser aprendida, modificada ou aprimorada pelo aprendizado. É o que acontece ao furarmos o dedo com uma agulha, por exemplo, seu toque estimula o neurônio sensitivo, que leva o impulso até a medula.
A hiperreflexia pode ser produto de diversas alterações orgânicas. A principal causa é lesão da medula espinhal que torna o arco reflexo totalmente independente da inibição cortical. Doenças que acometem o neurônio motor superior levam a liberação piramidal, o que se manifesta como atividade aumentada dos reflexos.
Um destes reflexos é o de moro, também conhecido como reflexo do sobressalto (o bebê joga a cabeça para trás, estica as pernas e abre os braços) e é uma resposta biológica a estímulos novos no ambiente da criança. O reflexo mostra que o sistema nervoso do bebê está se desenvolvendo adequadamente.
O reflexo de Moro é um movimento involuntário do corpo do bebê, que está presente nos primeiros 3 meses de vida, e no qual os músculos do braços reagem de forma protetora sempre que acontece um situação que cause insegurança, como perda de equilíbrio ou quando existe um estímulo repentino, por exemplo, quando o bebê é ...
então estas dicas vão te ajudar a minimizar os efeitos desse reflexo:
Espasmos infantis são convulsões caracterizadas por flexão súbita dos membros superiores, seguida de flexão do tronco, extensão dos membros inferiores e hipsarritmia ao EEG. Os espasmos infantis duram poucos segundos e podem repetir-se várias vezes ao dia.
Portanto, quando o bebê choraminga, o melhor a fazer é acalmá-lo sem tirá-lo do berço. Primeiro colocando a mão no peito, fazer o som de chiado (shhhhh) e deixando-o voltar a adormecer naturalmente.
Para um bebê que acaba de nascer muitas coisas podem ser muito desagradáveis, porque já não tem os mesmos limites que os protegiam como antes. Por isso, perante uma contínua sensação de insegurança é normal que ele se assuste, especialmente na hora de dormir; se ouve um barulho alto ou se está perto de uma luz forte.
5 passos para acalmar o bebê para Dormir a noite toda
E elas se prolongam durante longas e exaustivas horas, deixando o bebê estressado e os pais esgotados. Não somente pelas cólicas, alguns bebês também podem ter dificuldades para dormir à noite, como insônias ou um distúrbio chamado parasoníase, em que o bebê tem um sono agitado e acorda confuso.
Um sono agitado pode ser o indicativo de outros problemas que comprometem a rotina e a saúde. Por isso, é preciso ficar atento aos sinais do seu corpo. Se você já acorda cansado, pode ser que tenha um sono de má qualidade.
O bebê pode ficar no colo na hora de dormir, com você em pé, mas sem ser embalado. Após três ou quatro dias assim, você pode se sentar. Caso ele chore, levante-se um pouco, mas tente não embalar outra vez. Até que, aos poucos, você já pode tentar colocá-lo no berço para ele dormir ali sem ajuda.
Algumas dicas para fazer antes da hora de dormir e que ajudam o bebê a se sentir mais relaxado e seguro, para dormir a noite inteira são:
A explicação é simples e biológica: Os bebês precisam aprender a se acalmar sozinhos, pois o sono deles é um pouco diferente do nosso. Eles passam por vários ciclos de sono: primeiro, logo que adormecem eles entram em sono profundo e depois passam para o estágio de sono leve.
Durante o primeiro aninho do bebê, é possível que suas noites tenham mudado completamente. Sua rotina de descanso tem se adaptado com a do seu pequeno. Agora, você acorda sempre que ele acorda. Assim, suas horas de vigília têm se duplicado e você fica atenta a qualquer movimento realizado por seu pequeno.