As opções hormonais incluem o implante, o dispositivo intrauterino (DIU), a injeção, a pílula, o anel e o adesivo. Esses métodos têm altas taxas de eficácia, mas eleger um método que seja difícil para você usar corretamente poderá levar à gravidez indesejada (1).
Acetato de ciproterona: Diane 35, a Selene, a Diclin e a Artemidis (indicada para tratamento de ovários policísticos devido a grande composição estrogênica) Drospirenona: Yasmin, Yaz e Elani ciclo (ótimo para prevenir inchaço antes da menstruação) Clormadinona: Belara (deixa a pele muito mais bonita)
A minipílula é um anticoncepcional com progestativo na composição, que geralmente é utilizada por mulheres e adolescentes que estejam a amamentar ou por pessoas com intolerância aos estrogénios. Como tomar: A minipílula deve ser ingerida diariamente, sempre à mesma hora, sem necessidade de fazer pausa.
Pílula anticoncepcional As marcas mais comuns da pilula anticoncepcional são Selene, Yasmin, Ciclo 21 e Diane 35.
Tabelinha. Um dos métodos naturais mais conhecidos é a tabelinha ou calendário menstrual. A partir da observação dos ciclos, pode-se estimar quando a mulher ficará fértil, evitando assim o ato sexual durante esse período.
MÉTODOS DEFINITIVOS OU CIRÚRGICOS (ESTERILIZAÇÃO) A esterilização é um método contraceptivo cirúrgico, definitivo. Ele pode ser realizado, na mulher, por meio da ligadura de trompas (laqueadura ou ligadura tubária) e, no homem, pela ligadura dos canais deferentes (vasectomia).
Os métodos naturais. Implicam que a mulher aprenda a identificar o período fértil, conhecendo as modificações fisiológicas ao longo do ciclo menstrual. Estes métodos podem requerer um longo período de abstinência.
Os principais métodos comportamentais são tabelinha (método de Ogino-Knaus), temperatura basal, muco cervical (método de Billings), sintotérmico, coito interrompido e lactação.
Os anticoncepcionais de barreira impedem a entrada dos espermatozoides no útero. Eles incluem preservativo, diafragma, capuz cervical e esponja contraceptiva. Alguns preservativos contêm espermicidas. Os espermicidas devem ser utilizados com os preservativos e outros contraceptivos de barreira que não os contenham.
O método sintotérmico combina a medição da temperatura corporal em repouso (temperatura corporal basal) com os métodos de muco e de tabelinha. Assim, entre os métodos de reconhecimento de fertilidade, o método sintotérmico é o mais confiável.
Os métodos contraceptivos naturais ajudam a prevenir a gravidez sem o uso de medicamentos ou dispositivos como camisinha ou diafragma, por exemplo. Estes métodos naturais baseiam-se nas observações do corpo da mulher e do ciclo menstrual para estimar o período fértil.
A tabelinha, também conhecida por método rítmico, é baseada no calendário mensal, para calcular o inicio e o fim do período fértil. Desse modo, a mulher tentará evitar relações sexuais nos períodos em que há maior chance de gravidez.
Podemos dizer que a única forma 100% garantida de não engravidar é a abstinência. Porém como nem todos são adeptos a ela, então o ideal é adotar outras formas menos eficientes como os preservativos e também contracepção hormonal como a pílula por exemplo. Elas se tomadas corretamente são eficazes em até 99% das vezes.
Tenha estas palavras em mente: “Se eu quiser engravidar, não devo comer certos alimentos”. Estes incluem açúcares, especialmente refrigerantes, gorduras saturadas, frituras e margarinas, queijos gordurosos e laticínios não pasteurizados. Também os alimentos crus, como ovos, carne e peixe, e alimentos com glúten.
Coloque no prato