Para que a reação de Maillard ocorra, é preciso que haja aminoácidos ou proteínas (que são cadeias de aminoácidos), carboidratos e temperatura de 120 graus C ou superior. A alta temperatura fará com que estes compostos comecem uma reação em cadeia em que se ligam e criam moléculas instáveis.
Um dos fatores que mais influencia nos aspectos sensoriais de seu resultado final é o fenômeno conhecido como reação de Maillard. Esse processo ocorre devido a uma reação química, que interfere na coloração, aroma, textura e sabor do produto final.
Ao cortarmos uma fruta, podemos observar que à medida que o tempo passa ela começa a escurecer. Isso acontece porque a polpa da fruta possui substâncias chamadas polifenóis, substâncias que são antioxidantes.
A pêra e a banana também passam por esse processo. Uma forma de evitar, ou pelo menos atrasar a mudança de cor, é colocar suco de frutas cítricas, como o limão ou a laranja, na maçã cortada. Esses sucos se combinam com o ferro e, com isso, ele não reage com as enzimas e o oxigênio.
A explicação para isso é relativamente simples: quando a parte interna da maçã entra em contato com o ar, a fruta dá início a um processo de autodefesa contra a entrada de fungos e bactérias, por meio de algumas enzimas que reagem com o oxigênio, criando uma camada de proteção.
Como evitar? É possível reduzir a ação dessa substância nos vegetais de duas maneiras: a primeira é reduzir o pH pingando algumas gotas de limão na região que ficou exposta ao ar. A segunda é proteger a parte exposta, com plástico filme por exemplo, assim não ocorrerá a oxidação.