Razão é a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusões a partir de suposições ou premissas. É, entre outros, um dos meios pelo qual os seres racionais propõem razões ou explicações para causa e efeito. A razão é particularmente associada à natureza humana, ao que é único e definidor do ser humano.
A razão é o quociente de dois números, e a proporção é a igualdade entre duas razões. A divisão é uma das quatro operações fundamentais da Matemática.
À igualdade de duas razões equivalentes damos o nome de proporção. Quando escrevemos estamos escrevendo uma proporção que lê-se: 2 está para 5 assim como 4 está para 10. O primeiro e o último termos são chamados de extremos da proporção (2 e 10 são os extremos).
Escrevendo as frações irredutíveis, simplificando por 6 a primeira e por 8 a segunda, podemos verificar que elas representam frações proporcionais, pois possuem como resultado o mesmo valor: Como elas representam a mesma fração quando simplificadas, significa que elas são proporcionais.
É uma técnica de pintura na qual a atmosfera altera as tonalidades dos objetos mais distantes, diminuindo a saturação dos matizes. É o mesmo que perspectiva aérea ou perspectiva tonal.
Sua perspectiva de futuro pode ser traduzida em metas, objetivos, visão, estado desejado ou qualquer outro nome que você queira utilizar, mas o fato é que sem ela as coisas andam muito devagar e a vida passa muito depressa, portanto, não deixe a vida te levar; não permita que as situações, por mais difíceis que sejam, ...
No desenho artístico a perspectiva pode ser definida como um recurso gráfico que utiliza o efeito visual de linhas convergentes para criar a ilusão de tridimensionalidade do espaço e das formas quando estas são representadas sobre uma superfície plana como a do papel de desenho.